Cultura, Esporte e Lazer / Festividades

24 de Janeiro de 2017 11h25

Secretaria de Cultura anuncia preparativos para o Carnaval

24/01/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

Arquivo

O Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Renato Anselmo Vilela, participou de uma entrevista nesta terça-feira (24), no Jornal Manhã - TV Record Cuiabá, para falar dos preparativos para o Carnaval deste ano.

Durante a entrevista, ele garantiu que mesmo, em um momento de austeridade, a Prefeitura de Cuiabá e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo está se empenhando, ao máximo, para que poder proporcionar grandes eventos para população cuiabana, não só no Carnaval, como também, nos eventos religiosos.

“O carnaval é uma festa linda e originalmente brasileira, que faz parte da cultura do nosso povo. Este ano, teremos um carnaval um pouco mais simples, mas realizado com muito empenho”, declara Renato Anselmo.

Renato Anselmo disse também, que estará realizando visitas aos ensaios dos blocos pela cidade. No qual, começou no ultimo domingo (22), no bairro CPA I, pelo bloco Império de Casa Nova. Atualmente Cuiabá possui sete blocos (oficiais) e uma escola de Samba.

“Tivemos uma reunião com a presidente da Associação de Blocos de Cuiabá (ABLOC), Cleomance Saldanha, a Pretinha, e dizemos a eles que vamos ver a melhor forma de ajudar a todos, mesmo com um orçamento tão curto”, confere Renato Anselmo. Este ano o orçamento disponível para todo o carnaval é de R$ 270 mil reais.

Ele adianta que infelizmente, este ano, a cidade não terá carnavais descentralizados, ou seja, como os que ocorriam nos bairros, nos anos anteriores. Os locais que vão abrigar as festas carnavalescas serão apenas a Praça da Mandioca, pela tradição. A Orla do Porto, pela estrutura e Nossa senhora da Guia para fomentar a economia e o turismo da região.

A secretaria, ainda informa que em poucos dias, estará informando a abertura do edital das inscrições para concorrer ao Rei Momo e a Rainha do Carnaval.

E aproveita o espaço, anunciar o próximo evento a ser realizado pela Secretaria, após o Carnaval, será a “Corrida Bom Jesus”, que fará parte da programação do aniversário de Cuiabá.

O tradicional desfile de blocos, na Orla do Porto, vai acontecer no dia 28 de fevereiro.

Contudo, ele prevê que em 2018 a Secretaria terá mais tempo acolher novas ideias e novos parceiros.