Cultura, Esporte e Lazer /

16 de Junho de 2011 10h22

Secretaria da Cultura e Associação Nipo Brasileira realizam 1º Festival do Japão "Tanabata Matsuri"

16/06/2011

Lis Ramalho/SMC

Representantes da Associação Nipo Brasileira de Mato Grosso estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (14-06), com o secretário Municipal da Cultura de Cuiabá, Luiz Poção com objetivo de buscar apoio para a realização do 1º Festival do Japão “Tanabata Matsuri”. O Festival envolve toda a cultura japonesa, culinária, artesanatos, vestimentas, danças.

O 1º Festival do Japão que será realizado nos dias 25 e 26 de julho, na Praça Santo Dumont, promete ser o maior e mais importante evento de cultura japonesa em Mato Grosso. O Festival contará com apresentação de um grupo de Taikô – um ritmo musical com característica do Japão, tocados em tambores e percussão – e também de Matsuri Dance – uma mistura de dança japonesa e contemporânea. Além disso, haverá ainda o concurso de Miss Nikey, oficina de origami, exposição e vendasde artesanatos, comidas e outras manifestações da cultura japonesa.

O presidente da Associação destacou que o ano de 2011 é um importante marco para a comunidade Nikey em função da primeira edição do Festival. Com isso, o Festival adota como tema “Japão no Brasil”, e pretende fazer intercâmbio da cultura japonesa no País.

Luiz Poção colocou a Secretaria a disposição para contribuir no que for necessário para a realização do evento. O secretário parabenizou a ideia e destacou que a iniciativa contribui com o intercâmbio cultural entre Brasil e Japão. “Não se trata somente da comunidade japonesa, mas também da integração com a comunidade brasileira. Vamos fazer essa parceria com a Associação Nipo Brasileira no intuito de contribuir para o engrandecimento da comunidade asiática em Mato Grosso”, destacou o secretário.

Este Festival é realizado no bairro Liberdade, em São Paulo, e já está na 27ª edição, sendo sucesso todos os anos, com público de 130 mil pessoas.

Assessoria Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá}
(65) 3617 1261 / 8415 0916