Cultura, Esporte e Lazer / CONSELHEIROS

01 de Junho de 2017 11h59

Secretaria convoca classe para apresentar candidatos ao Conselho de Cultura

01/06/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Tchélo Figueiredo

Arquivo

A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo está convocando para a próxima segunda-feira, 05 de junho, às 18h, na sede da pasta, na rua Barão de Melgaço, 3.677, Centro de Cuiabá, representantes do segmento cultural da Capital, para apresentarem seus os candidatos ao Conselho Municipal de Cultura.

Durante o encontro será apresentado o regimento eleitoral, elaborado pela Secretaria e o Conselho, de acordo com a Lei Complementar nº 273 de 5 de dezembro de 2011.

O Conselho Municipal de Cultura é composto por três representantes titulares, três suplentes dos artistas e produtores culturais e três representantes titulares e três suplentes de entidades da sociedade civil organizada. O mandato é dois anos. Cada par de conselheiros - titular ou suplente - eleito deve, obrigatoriamente, por diferentes segmentos culturais, não sendo possível eleger dois titulares de um mesmo segmento, preservando assim á diversidade e a representatividade de todos os setores culturais. A eleição é dirigida por uma Comissão Eleitoral composta de membros titulares indicados pela Secretaria Municipal de Cultura.

Conforme o secretário, este momento deverá servir para estreitar os laços da secretaria com a classe artistica e, também conhecer, um pouco, dos desafios enfrentados pelos produtores locais. “A Secretaria pretende promover uma eleição transparente para que todos os segmentos se sintam representados, com o objetivo de inserir um número significativo de projetos, dentro do edital estabelecido, para este ano”, ressaltou.   

Para se habilitar ao voto e ser votado, os artistas, produtores e entidades da sociedade civil organizadas deverão se cadastrar no site: mapas.mt.gov.br. Divididos por segmentos de atividade, Música, Audiovisual, Artes Visuais, Cultura Popular, Artes Cênicas, Literatura e Humanidades e Patrimônio Histórico.