Cultura, Esporte e Lazer / MÉRITO DESPORTIVO

02 de Dezembro de 2019 14h00

Representantes do esporte cuiabano são homenageados pela Prefeitura de Cuiabá

02/12/2019

BRUNO VICENTE

Davi Valle

Atletas, treinadores, entidades organizacionais e representantes de empresas estiveram reunidos, na última sexta-feira (29), na cerimônia de condecoração ao Mérito Desportivo 2019 – Cuiabá 300 Anos. Realizada pela Prefeitura de Cuiabá no anfiteatro Dom Malan, no Colégio Salesiano São Gonçalo, a solenidade distribuiu 174 homenagens em reconhecimento àqueles que prestaram relevantes serviços para o desenvolvimento do esporte na Capital.    

Em sua 6ª edição, a condecoração é promovida pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e regulamentada por meio do Decreto Municipal nº 5.527, de 2014. Para o secretário Francisco Vuolo, a entrega dos títulos é uma forma encontrada pelo Município de valorizar aqueles que colaboraram para a construção da história esportiva de Cuiabá, em especial no ano do tricentenário.  

“A Prefeitura está buscando homenagear aqueles que deram tanto pelo esporte de Cuiabá e também em memória daqueles que já partiram, mas deixaram um legado construído. Essa edição de 2019 é diferente das outras. Estamos em um ano especial e, nesse sentido, resolvemos alinhar essa ação com os 300 anos da Capital”, explicou Vuolo.

Um dos condecorados da noite foi o presidente do Conselho Regional de Educação Física de Mato Grosso (CREF-MT), o Prof. Me. Carlos Alberto Eilert. Com mais de 40 anos de dedicação à área, Eilert também foi empossado, na sexta-feira, como membro da Academia Brasileira de Educação Física (ABEF). O homenageado destacou como principal feito da instituição o combate aos diplomas falsos e, consequentemente, ao exercício ilegal da profissão.

“Receber essa condecoração significa o reconhecimento do trabalho de uma pessoa que chegou aqui como ‘pau rodado’ e hoje pode ser considerado um cidadão cuiabano. À frente do Conselho temos a missão de proteger a sociedade daqueles que se dizem profissionais, mas colocam em risco a saúde das pessoas ao oferecerem serviços para os quais não possuem habilitação. Por meio da nossa fiscalização intensa conseguimos retirar uma média de 12 diplomas falsos do mercado, por ano”, disse o presidente.

A solenidade contou também com a participação do secretário-adjunto de Esporte, Edilson Odilon, e de mais de 400 pessoas, entre atletas, treinadores e representantes de empresas e instituições ligadas ao esporte.