Cultura, Esporte e Lazer / ANIVERSÁRIO DE CUIABÁ

01 de Abril de 2019 15h46

Rally Ecológico integra as comemorações dos 300 Anos de Cuiabá

01/04/2019

CAROLINA MIRANDA

Arquivo

Arquivo

Momentos de adrelina e muita diversão. Assim foi o sábado (30) dos mais de 120 participantes do Rally Ecológico Cuiabá 300 Anos. Após quase uma década sem ser realizado na Capital, os organizadores resolveram preparar a 10ª edição abrindo o calendário de comemorações do Tricentenário. Pilotos e navegadores foram distribuídos nas categorias 4X4 Master, Expedition, 4x2 Turismo, Motos Master, Over 40 e 4x2 Turismo.

O coordenador geral do Rally Ecológico, Luiz Carlos Galvan, agradeceu o total apoio da Prefeitura para retomada dessa ferramenta de fusão entre esporte de aventura, ecoturismo e sensibilização ambiental. “De grande satisfação para nós que somos apaixonados pela velocidade, ter nosso evento alinhado a este marco dos 300 anos da Capital e sermos o evento inicial para essas comemorações. Sem dúvida nenhuma, vai ficar na história e na memória dos participantes. Quem não marcou presença, com toda certeza irá participar da próxima edição do Rally Ecológico”, comentou.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Esportes e Turismo de Cuiabá, Francisco Vuolo, a competição foi voltada para a solidariedade. Todo valor arrecadado com as inscrições serão revertidas em cestas básicas, sendo a Secretaria de Assistência Social responsável pela distribuição. “Buscamos nesse evento, um dos conceitos de gestão do prefeito Emanuel Pinheiro que é a integração das ações em um único evento, onde além do esporte, lazer e entretenimento, o rally é uma atividade ecológica que fomenta a questão da sustentabilidade, com o plantio de 300 árvores nativas”, declarou Vuolo.  

O percurso foi de 175 quilômetros, com largada feita no parque Tia Nair passando por estradas vicinais da região do Vale do Cuiabá, incluindo o Coxipó do Ouro, onde foi feito o  plantio de 300 mudas de árvores, parte da região do Manso, Aguaçu, Machado, Fazenda Cavalo Branco e o Distrito de Nossa Senhora da Guia e chegada ao Ácqua Park com entrega das premiações.

Experiente no assunto, Lourival Roldan  participa de eventos como esse há mais de 35 anos e marcou presença nessa edição. Segundo ele, mais que um tipo de prática esportiva, é uma atividade que vem para agregar. “Para participar do Rally, independente da condição física, muito menos idade mínima nem máxima para participar. Todos nós temos a chance de competir, basta manter a concentração, gostar de aventura e querer sair da rotina. É um hábito que eu recomendo a todos, para todas as gerações”, reforçou Lourival.

Prova de que não tem idade para participar, dona Cezira Galvan, 81 anos, não tem tempo ruim, muito menos preguiça. “O que eu quero é ser feliz. Aproveitar um dia de cada vez. Por onde passo quero levar alegria. Sempre participo de eventos esportivos”, frisou.

O Rally Ecológico Cuiabá 300 Anos foi realizado pela Prefeitura de Cuiabá, Cronorally e Sportsmotor Clube, com apoio das Secretarias de Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Saúde, Semob, PM, Ciopaer, Batalhão ambiental, Juvam, Elitte Multiserviços, Skivo Equipamentos, e patrocínio de Toyota Via Láctea, Orion Veículos, Sena Pneus, Bridgestone, Energisa, Univag, Postos Morada, Tonon, D’Rent a Car, Sindipetróleo, Fórmula Lubrificantes,  Capemisa Corretora de Seguros,  Moto Raça Cuiabana e Ácqua Park Cuiabá.

Para acessar a listagem dos vencedores, basta acessar o endereço - http://www.cronorally.com.br/rally-regularidade/234/