Cultura, Esporte e Lazer / OPORTUNIDADE

05 de Fevereiro de 2019 09h00

Projeto de intercâmbio entre Cuiabá e Itália avança e pode ser firmado nos 300 anos da capital

05/02/2019

LUCIANA SOUZA

Davi Valle

Arquivo

Atender jovens entre 15 a 17 anos, proporcionando a eles uma troca de conhecimento entre as culturas, colaborando tanto com a formação profissional como pessoal, por meio de um intercâmbio. É com esse objetivo que o vice-prefeito Niuan Ribeiro e o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo se reuniram com o diretor da Faculdade Faipe, Marcus  Crepaldi e representantes do Rotary Club 4440.

O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira (4) e marcou um grande avanço no desenvolvimento do projeto, que prevê a parceria entre Cuiabá e a cidade italiana de Comune Di Oppido Mamertina, localizada na região da Calábria e, a priori, pretende atender os jovens.

“É uma grande oportunidade para Cuiabá, principalmente pelo momento de transformação que vive. Teremos as portas abertas para difundirmos nossa cultura e, ao mesmo tempo, recebermos os conhecimentos dessa linda nação que é a Itália. Fico muito feliz e agradeço, em nome do prefeito Emanuel Pinheiro, pela disponibilidade dos presentes em somar conosco em mais esse desafio”, destacou Niuan Ribeiro.

Durante a tratativa, foram definidos pontos importantes para a consolidação da parceria, que pode ser firmada em abril deste ano, durante as comemorações dos 300 anos da Capital. “Avançamos muito e estamos satisfeitos, pois é um projeto de grande relevância para o crescimento dos nossos jovens e também para fomentarmos a economia entre as cidades de ambos os países, a partir da cultura e o turismo”, disse o secretário Vuolo.  

Vuolo acrescenta que a soma do Rotary agregará ao projeto, sobretudo porque o clube de serviço tem uma vasta experiência com ações desse porte, mundialmente. “A equipe do Rotary já é consolidada nessa área e poderá no auxiliar no desenho desse projeto de forma eficiente”, comentou.

De acordo com a governadora do Rotary 4440, Marly de Fátima Ferreira, o passo agora, é ordenar os critérios e fazer contato com o Rotary da Itália, para que possam analisar a proposta. “Já na próxima semana nossa equipe terá um respaldo dos nossos parceiros da Itália e, assim, poderemos dar sequência na montagem do projeto”, explicou Marly.

O diretor da Faculdade Faipe, Marcus Crepaldi, responsável por fazer a ponte entre os envolvidos, externou os agradecimentos ao empenho de todos e reiterou sobre a importância da parceria para ambos os países. “Quero agradecer mais uma vez, pela disposição dos gestores do município em sempre nos receber. É uma grande chance de criamos um elo maior entre as culturas, se tornando uma ferramenta de ensino e novos conhecimentos”, finalizou.  

Também participam da reunião o secretário-adjunto de Turismo, Marcelo Pires e o diretor de Turismo Rogério Bento Noronha.