Cultura, Esporte e Lazer / CULTURA FOLCLÓRICA

03 de Agosto de 2018 15h08

Projeto Cultural de Distrito Federal traz teatro de bonecos ao Parque Tia Nair

03/08/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Ao longo do mês de agosto, o grupo artístico Mamulengo Sem Fronteiras estará percorrendo os estados de Mato Grosso, Rondônia e Acre, apresentando a “Caravana Mamulengos do Cerrado Rumo à Floresta”. A trupe, que saiu de Taguatinga (DF), chega a Cuiabá nesta terça-feira (07), às 17h, no Parque Tia Nair. Com uma única apresentação, o espetáculo vai mostrar a arte popular da cultura nordestina, representada pelo teatro de bonecos, conduzido com as mãos na linha dos fantoches. O show conta com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

O objetivo central do projeto é difundir o teatro de bonecos popular do Nordeste, tradição também chamada de Mamulengo - reconhecida como patrimônio cultural do Brasil. Além disso, a Caravana busca realizar uma troca de saberes entre diferentes tradições artísticas, promovendo debates sociais e ambientais, que tomam como ponto de partida o bioma de cada comunidade visitada.

A Caravana percorrerá 12 cidades e comunidades próximas a rios de grande importância para a região Centro-Oeste. Em Mato Grosso, passará por Tangará da Serra, Santo Antônio do Leverger, Poconé e Cuiabá. Os espetáculos, com roteiro lúdico tradicionalmente adaptável ao público, irão abordar a preservação das matas e das águas, conectando o cerrado, o pantanal e a Floresta Amazônica.

“Está é mais uma ação que prioriza a disseminação da cultura como um todo. O espetáculo é uma divertida e emocionante descoberta da arte popular brasileira. Será uma excelente oportunidade para introduzirmos às famílias cuiabanas essa arte predominante do nordeste, apresentada pelo respeitado grupo Mamulengo Sem Fronteira. Contamos com a presença de todos por lá”, convida o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

Essa será a 3ª edição da Caravana Mamulengos do Cerrado, que já realizou duas outras viagens em 2015 e 2016. O projeto conta com o financiamento do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal.

Mamulengo

É um tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro, especialmente encontrado no estado de Pernambuco. Há dúvidas a respeito da origem do nome, mas acredita-se que tenha vindo do termo “mão molenga” ou “mão mole”, mostrando que quem faz a manipulação deve ter uma grande habilidade manual. Em geral, os mamulengueiros trabalham com dois personagens ao mesmo tempo e muitas vezes manipulam mais de 60 bonecos durante uma brincadeira. Um ou mais manipuladores dão voz e movimento aos bonecos. Tradicionalmente, as apresentações são feitas em praças públicas ou durante festejos religiosos, que podem durar horas ou dias, com temáticas bíblicas ou atuais. Em 2015, o Mamulengo recebeu a titulação de Patrimônio Cultural do Brasil, reconhecimento dado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Serviço

Assunto: Caravana Mamulengos do Cerrado Rumo à Floresta

Data: Terça-feira, 07 de agosto

Local: Parque Tia Nair

Hórario: 17h