Cultura, Esporte e Lazer / CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

17 de Maio de 2018 08h38

Projeto aprovado em edital de Cultura abre inscrições para curso de contação de histórias

17/05/2018

ALESSANDRA BARBOSA

A prefeitura de Cuiabá por meio do Conselho Municipal de Cultura abre inscrições para o curso “Seja Um Contador de Histórias” ministrado pela proponente Alicce Oliveira, selecionada em edital do Fundo Municipal de Apoio e Estímulo à Cultura/2017, da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo com apoio da Universidade Federal de Mato Grosso. As pré-inscrições vão até o dia 28 e são apenas 40 vagas. As aulas acontecem entre os dias 2, 9, 16 e 23 de junho, das 8h às 17h, no Auditório do Instituto de Educação - IE/UFMT.

O curso é voltado à motivação e instrumentalização de novos agentes, fazendo referência ao desenvolvimento de projetos de estímulo à leitura por meio da contação de histórias. Além de fazer a ponte entre a teoria e a prática para o desenvolvimento das atuações narrativas em espaços de leitura. Por meio de dinâmicas, troca de experiências, roda de histórias e discussões, entre as temáticas abordadas figuram a realização de aulas expositivas, atividades de preparação do Contador de Histórias, análise de textos literários e vídeo sobre a Arte de Contar Histórias e pesquisa, elaboração, e preparação das histórias.

A proposta não é alcançar apenas agentes escolares, mas também, pessoas que tenham interesse em apostar em uma carreira artística no segmento, bem como, quem quer promover momentos especiais em família e ainda, interação com outras artes.

Segundo Alicce, o ato de contar histórias é um dos mais antigos da humanidade, afinal, as narrativas orais foram passadas de geração em geração. “Antes utilizadas como registro histórico, na contemporaneidade, têm se firmado como eficientes ferramentas educacionais e artísticas. Hoje reconhecida no mundo para além de um ofício, uma profissão”.

Simultaneamente, Alicce deverá circular por quatro por escolas do município com os Mitos e Lendas do Rio Cuiabá. Neste, a contadora de histórias apresenta contos de seres fantásticos e histórias de pescador. De forma envolvente, brincante e com canções inspiradas nas manifestações folclórica regionais do siriri e cururu, ela conduzirá a plateia a uma viagem imaginária pelos cerrados, rios, baías, pantanal e chapadas de Mato Grosso.

Ao final do curso, os participantes, colocarão o aprendizado adquirido à prova, no dia 28 de junho, com as apresentações de oito grupos, a serem realizadas no Auditório da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFMT, voltadas ao público escolar de quatro regiões da cidade.

Também assinam o projeto, Jan Moura – na produção de arte, Mazé Oliveira, na produção executiva e imagens de Fred Gustavos. 

 

Pré-Inscrições:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfdsMx0AEM5cOvqbM0cs8yu48NdhT0JkFJAaX8jhL0T05vm_w/viewform

Informações:

(65) 99934-2304