Cultura, Esporte e Lazer / APOIO

21 de Setembro de 2018 15h36

Prefeitura garante apoio para a Parada da Diversidade 2018

21/09/2018

LUCIANA SOUZA

Sempre prezando por assegurar os direitos de inclusão da população, por meio do diálogo democrático, a Prefeitura de Cuiabá - em mais um ano - apoia a Parada da Diversidade. Em sua 16ª edição, a Parada deste ano acontece no sábado (22), com contração a partir das 14 horas, na Praça Ipiranga, no centro de Cuiabá.   

Para o secretário adjunto de Cultura, Justino Astrevo, o ato que traz a luta de uma classe por respeito, cidadania, saúde, educação e trabalho com dignidade e a participação do Poder Executivo Municipal é de suma importância na efetivação desta batalha.

“A gestão atual vem trabalhando pela dignificação da população cuiabana de forma que todos sejam tratados com igualdade e respeito, independentes da crença, religião e orientação sexual. Sendo assim, a comunidade LGBTI+ merece todo nosso apoio. Compreendemos que esses atos vêm para mitigar esse preconceito com o grupo e ampliar o alcance da causa no Brasil, formando uma grande união entre os povos e construindo um país de paz”, destaca o secretário.

Com o tema “Viver é um ato político: Nosso voto, nossa voz”, o evento pretende debater a conscientização da sociedade e dos representantes políticos sobre a importância de políticas públicas voltadas à comunidade LGBTI+.

Segundo um dos coordenadores do movimento Livremente, Juarez França, a escolha da temática é lembrar -  principalmente por ser um ano de eleições – aos políticos que a representatividade é o comprometimento por mais projetos que contemplem a comunidade. Ele lembra que em um país onde a cada 20h morre uma pessoa vítima de homofobia, é preocupante a falta dessas políticas.

“Vivemos em Brasil que diz não ao preconceito todos os dias. Mas na prática ainda não existe esse cenário e é por isso que estamos lutando: por mais igualdade, em que tenhamos o direito de ir e vir com segurança, sem sofrer represálias pela nossa orientação sexual. E para que isso se torne realidade, precisamos que os políticos, verdadeiramente, se comprometam com a causa, pois sentimos na pele, todos os dias, a discriminação quando vamos buscar por saúde, educação, trabalho”, relata Juarez.

De acordo com a organização do evento, a concentração começa a partir das 14 horas na Praça Ipiranga e o ato inicia-se às 16h, saindo da Praça, na Avenida Tenente Coronel Duarte, seguindo pela 15 de Novembro, até a região do Porto. O evento ficará centralizado na Orla do Porto, onde uma estrutura com trio elétrico está sendo montada, para os festejos do público, que contará com DJ’s tocando sons regionais e apresentações culturais da comunidade LGBTI+. A estimativa é que oito mil pessoas participem da Parada 2018.  

 

Vias interditadas - Garantindo a organização das vias em que o ato percorrerá, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) interditará, a partir das 14h, a Tenente Coronel Duarte, na altura da Prainha. O bloqueio segue pela 15 de Novembro até o Porto. Os agentes de trânsito permanecem na Orla do Porto, com o monitoramento do tráfego no local, até as 23h.

O evento também conta com a segurança da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.