Cultura, Esporte e Lazer / MÚSICA

25 de Julho de 2017 09h07

Prefeitura e Instituto Ciranda estudam parceria para ampliar programa musical na Capital

25/07/2017

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, recebeu nesta segunda-feira (24), no Palácio Alencastro, o presidente do “Instituto Ciranda – Musica e Cidadania”, maestro Murilo Alves. Também esteve presente no ato o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, e o vereador Diego Guimarães.  O intuito é estudar maneiras em que o Município possa desenvolver uma parceria a fim de colaborar com o Instituto, que atua na Capital desde o ano de 2003

Maestro há 17 anos, Murilo Alves explica que o programa que ensina, de maneira gratuita, crianças e adolescentes a arte de tocar instrumentos musicais voltados para orquestras. Segundo ele, a organização iniciou sua trajetória com 60 alunos e finalizou o ano de 2016 com aproximadamente 1.200, sendo 250 em Cuiabá e o restantes distribuídos nas cidades de Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Brasilândia, Rondonópolis, Poconé e Várzea Grande.

O presidente destaca ainda que em 2012 o Instituto Ciranda assinou com o Governo do Estado um Termo de Comodato para a utilização do tradicional Centro Cultural Casa de Bem Bem como sede do programa. Com o novo espaço disponível, a intenção é ampliar para 600 o número de jovens atendidos e implantar dentro da Casa um núcleo de música regional, valorizando a cultura mato-grossense. Outro ponto estudado é a criação de uma orquestra dos 300 anos, chegando a 2019 com 300 instrumentistas tocando na programação de aniversário da Capital.

“Curiosamente, apesar de atuarmos aqui há 15 anos, nunca conseguimos uma parceria com a Prefeitura de Cuiabá e agora a gente tem encontrado nessa gestão uma abertura para um diálogo de apresentação das ações desenvolvidas, discutindo as possibilidades de ampliação. Queremos criar, além da sede na área central, pelo menos mais três polos nas regiões periféricas e levar para essas comunidades a prática musical como atividade educacional”, comentou o maestro.

O prefeito Emanuel Pinheiro mostrou-se aberto a parceria que visa fortalecer a cultura cuiabana. “A Prefeitura está sempre disposta a se aproximar dessas ações que colaboram para o desenvolvimento da nossa rica cultura. Temos o nosso cururu, siriri, o rasquedo, que fazem parte do nosso patrimônio histórico e cultural. Fortalecer essas ações é colaborar para uma cidade cada vez melhor para se viver”, disse.

Para o secretário Francisco Vuolo, o programa do Instituto Ciranda tem um altíssimo alcance social, colaborando diretamente na formação das crianças como cidadãos. De acordo com ele, esses pontos vêm ao encontro com a política que a gestão do Município tem implantado, visando a valorização cultural. “Essa parceria une o útil ao agradável, até por que também incremente aquilo que estamos planejando para o centro histórico do da nossa cidade”, pontuou.