Cultura, Esporte e Lazer / APROXIMAÇÃO

29 de Março de 2018 07h30

Prefeitura e Exército Brasileiro dialogam sobre parcerias para o tricentenário de Cuiabá

29/03/2018

RAFAELA GOMES CAETANO

A Prefeitura de Cuiabá e o Exército Brasileiro estão unindo forças para o tricentenário de Cuiabá, que será celebrado em 2019. Nesta quarta-feira (28), o chefe do Executivo, Emanuel Pinheiro, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, e os representantes da força militar, o general Fernando Herzer e o tenente coronel Luciano Bonomo, dialogaram sobre futuros projetos que aproximem ambas as instituições, à medida que envolve toda a população através de iniciativas de cunho sociocultural.

“O Exército possui um valor histórico e social imensurável e esta instituição merece ter seu trabalho ainda mais valorizado. Esta aproximação visa dar ênfase nas ações da categoria, enaltecendo sua historicidade e sua estrutura física, que compreende espaços para a prática esportiva que podem ser usufruídos de maneira mais ampla, sob uma organização conjunta. O desejo de consolidar uma parceria já tem se manifestado desde o final do ano passado, quando realizamos o plantio de 300 mudas no 44° Batalhão de Infantaria Motorizada. Na ocasião, nos unimos ao Juizado Volante Ambiental (Juvam) para requalificar o local, trazendo um novo verde a um ambiente que estava inutilizado. Queremos fortalecer esse compromisso, expandindo essa proposta para outras esferas, com a certeza de que os 300 anos de Cuiabá precisa ser construído com o auxílios de todas as entidades privadas que fazem parte da trajetória da nossa terra”, afirmou Pinheiro.

O encontro também foi marcado pela formalização do convite à infantaria para participar diretamente das comemorações dos 299 anos de Cuiabá. O objetivo é que as tropas se envolvam no desfile cívico, celebrado no dia 08 de abril. Além disso, foi reiterado o apoio do Exército na logística da 32ª Corrida Senhor Bom Jesus de Cuiabá, que ainda vai colaborar na distribuição dos alimentos recebidos no ato da inscrição. Para o secretário Francisco Vuolo, é importante que haja esse estreitamento de laços institucionais, envolvendo a cavalaria nas atividades desempenhadas pelo município e projetando novas ações.

“Estamos falando de uma instituição que tem um papel fundamental dentro do estado e da Capital e muito mais que contar com seu apoio na realização das nossas iniciativas, queremos expandir essa parceria, valorizando toda essa jornada traçada por eles. Já estamos alinhando a possibilidade da reabertura do 44° Batalhão, para que as pessoas possam utilizar esse espaço. O general Herzer viu a alternativa com bons olhos, que deve ser conduzida inicialmente de maneira mais limitada, voltada para grupos civis organizados, mediante um cadastro prévio. Estamos também verificando - juntamente - a viabilidade do uso do Círculo Militar para atividades diversas. Um equipamento formidável, o espaço traz áreas esportivas que podem ter um melhor proveito e cremos que em breve anunciaremos ações em parceria”, concluiu.