Cultura, Esporte e Lazer / INCLUSÃO

16 de Outubro de 2019 11h00

Prefeitura e Associação do Acidente Vascular Cerebral realizam 1ª Caminhada PCD de Cuiabá

16/10/2019

NAIARA LEONOR

“Nenhuma deficiência limita a vida”, palavras da educadora física especial, Marcela Lacerda que definem a motivação para a realização da 1ª Caminhada PCD de Cuiabá, a ser realizada no Parque das Águas, no dia 26 de outubro, às 17h. A participação é gratuita, aberta ao público e serão recolhidas doações de leite no local, que serão direcionados à Associação de Amigos da Criança com Câncer (AACC).

“A Associação salvou minha vida”, explicou o presidente da AAVCC – Associação do Acidente Vascular Cerebral de Cuiabá, Orlando Serafim Oliveira. A caminhada, que não é competitiva, é uma forma que AAVCC encontrou de chamar a atenção da sociedade sobre a importância da manutenção da qualidade de vida por meio da atividade física, do rápido diagnóstico e tratamento adequado em casos de Acidente Vascular Cerebral e da reabilitação de pessoas com deficiência.

Além de promover a inclusão de pessoas com deficiência nos mais diversos setores sociais, como mercado de trabalho, cultura, esporte e para o direito de se exercer a cidadania sem limitações. “Conscientizar que existe toda uma equipe para dar suporte que, às vezes, eles não sabem e para que o público em geral veja essas pessoas sem limitação, que podem estar no mercado de trabalho. É o que o prefeito traz para sua gestão, uma política de humanização e inclusão, de melhoria da qualidade de vida”, destacou Jair Bala, diretor de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo. 

Para a educadora física, Marcela Lacerda, especialista em educação física para grupos especiais, a caminhada é um incentivo as pessoas que com deficiência que estão desmotivadas com a vida. Para ela, que trabalha na AAVC desde 2016, o aprendizado é uma via de mão dupla. “O objetivo maior é mostrar que, independente da deficiência, você não pode parar de viver. Eu acompanho a AAVC desde 2016 e foi amor à primeira vista. E lá dentro eu aprendo mais do que ensino, é contagiante, é gratificante”.

Para mais informações do 1ª Caminhada PCD de Cuiabá, entre em contato através dos números (65) 99288-8939 ou (65) 99929-5258.