Cultura, Esporte e Lazer / PROJETOS CULTURAIS

09 de Agosto de 2019 08h30

Prefeitura divulga calendário de desembolso de 51 projetos culturais

09/08/2019

NAIARA LEONOR

Luiz Alves

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo publica calendário de desembolso dos 51 projetos aprovados no edital FUNDO/2019.

O cronograma será tratado como prioridade pela Secretaria de Cultura e também pela Secretaria de Fazenda, por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro.

A publicação do calendário nesta sexta-feira (09) é fruto de um compromisso assumido pela gestão na semana passada, em reunião na sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo com cerca de 15 representantes dos aprovados no edital FUNDO/2019, publicado em dezembro de 2018.

As liberações dos recursos vão acontecer neste ano de 2019, conforme quadro explicativo elaborado pela equipe da Pasta. A expectativa é de que mais de 200 artistas se envolvam na execução dos projetos e contribuam nesta movimentação cultural, que tem potencial para girar a economia da cidade no setor de serviços, gerando renda.  

“O investimento que está sendo feito em Cuiabá, alusivo aos 300 anos de Cuiabá, está entre os maiores em nível nacional. Só de projetos culturais tem R$ 2,1 milhões, mais o investimento em patrimônio histórico com a restauração do Chafariz do Mundéu, do Obelisco da Praça Luiz de Albuquerque no Porto, da estátua da Maria Taquara, Casa de Bem Bem e tantos outros eventos de siriri e festivais de música. São valores significativos que foram colocados este ano, dando destaque especial para a área cultural de Cuiabá”, pontou o secretário da Pasta, Francisco Vuolo.  

O objetivo é de que todos os projetos sejam executados efetivamente. Por isso, a Secretaria de Cultura vai acompanhar a execução de cada um e está com as portas abertas, a partir desta sexta-feira (09), assim como o Conselho Municipal de Cultura se coloca à disposição para readequações na execução dos projetos e futuras prestações de contas, de acordo com o cronograma de pagamento, além de quaisquer outras dúvidas relacionadas.

A cada liberação de recurso será apresentado um cronograma, por motivo de transparência para que a sociedade também acompanhe a execução dos projetos, participe e fiscalize o uso do dinheiro público. Todos os 51 projetos do edital FUNDO/2019 foram selecionados de acordo com critérios estabelecidos pelos conselheiros do Conselho Municipal de Cultura.

 

Confira na galeria tabela com Calendário de Desembolso dos projetos culturais do edital FUNDO/2019: