Cultura, Esporte e Lazer / Carnaval

03 de Fevereiro de 2017 14h38

Prefeitura define ações com custo zero para o Carnaval 2017

03/02/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro, e a Secretaria de Cultura Esporte e Turismo se reuniram nesta sexta-feira (03), com moradores, comerciantes, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e demais entidades para delinearem as ações do carnaval de rua 2017. O evento, que será de custo zero para os cofres municipais, será realizado por meio de parcerias.

Segundo Niuan, tendo em vista as dificuldades financeiras, a Prefeitura viabilizou recursos da iniciativa privada e por meio de emendas parlamentares. “O carnaval faz parte das raízes brasileiras e, mesmo com a crise financeira, faremos uma grande festa para Cuiabá. A alegria dos foliões está garantida”, frisou o vice.

Na ocasião, o secretário-adjunto de Cultura, Junior Leite, pontuou que  os festejos carnavalescos ocorrerão em três pontos da Capital, sendo eles a Praça da Mandioca, a Orla do Porto e o Distrito da Guia. Outro objetivo da reunião era repassar as orientações da Prefeitura de Cuiabá para o evento, bem como as estratégias de segurança, fiscalização, interdições das vias, atendimento emergencial e também o direcionamento aos comerciantes locais e ambulantes que trabalharão na festa.

De acordo com o gestor, uma das preocupações do município é realizar uma festa segura, para que o cidadão possa se divertir com tranquilidade.

Há uma série de novidades no projeto deste ano, principalmente na Orla do Porto. Uma delas será o “Espaço Kids”, na Praça do Museu do Rio, voltada para toda família. O secretário também ressalta a importância do evento para a economia, afirmando que centenas de empregos diretos e indiretos surgem durante o período. 

“Toda a logística, a situação dos ambulantes, o apoio da saúde e da segurança e tudo mais que engloba a realização de um carnaval municipal precisam receber a atenção necessária, para que tudo de certo e a população aproveite a festa e os espaços públicos,” frisou Junior Leite, secretário-adjunto de Cultura.  

Festa de rua

O carnaval terá abertura oficial com a escolha do Rei Momo e a Rainha, na noite do dia 12 de fevereiro. Já a festa carnavalesca terá início no dia 24, com bailes populares na Praça da Mandioca. O carnaval na Orla do Porto começa na mesma data com shows diários e encerra com desfile dos blocos na terça-feira, 28 de fevereiro. No Distrito da Guia a festa acontece nos dias 24,25 e 26 no centro cultural local, com bandas regionais. A programação começa a partir das 20h e se encerra impreterivelmente às 03h da madrugada.

Presentes

Estiveram presentes também o secretários municipais de Governo e Comunicação, Carlos Roberto da Costa, Planejamento, Zito Adrien, e demais representantes das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Assistência Social, Saúde, Procuradoria, Mobilidade Urbana, Ordem Pública, bem como da Policia Militar, através do Coronel Edgar Mauricio Monteiro Domingo, do Corpo de Bombeiros, com a presença do Tenente Coronel Jomar Cortez, além da Associação Comercial da Praça da Mandioca.