Cultura, Esporte e Lazer / VALORIZAÇÃO

24 de Setembro de 2018 10h58

Prefeitura celebra Dia Mundial do Turismo com parcerias para fomentar setor

24/09/2018

ANDRÉ GARCIA SANTANA

A consolidação de um destino atrativo para viagens e a geração de emprego e renda a partir dele, está diretamente ligada à capacitação de profissionais que desenvolvem estratégias para o fomento da atividade turística. Atuação que impacta diretamente sobre outros 50 segmentos da economia. De olho na expansão e valorização deste setor, a Prefeitura de Cuiabá celebra na terça-feira (25) o Dia Mundial do Turismo e o Dia Nacional do Bacharel em Turismo.

No encontro, que acontece na Praça Alencastro, haverá apresentações do Coral Municipal e do projeto Piano Gente, além de uma feira onde estarão expostos trabalhos de artesãos locais. Uma unidade móvel do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) também estará estacionada no local, para a divulgação de ações realizadas pelos principais destinos da Capital.

De acordo com o diretor da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Rogério Noronha, a data é comemorada mundialmente no dia 27, no entanto neste dia a Pasta estará mobilizada para o encontro anual da Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV Expo, em São Paulo, por isso o encontro foi adiantado.

O evento dá início a um ciclo de ações idealizadas pela gestão municipal, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e Faculdade de Cuiabá (Fauc). Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Brasil conta com 179 cursos de graduação em turismo e quase 20 mil estudantes matriculados.

A turismóloga da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Silvana Abdala, explica que esta é uma área que oferece diversas possibilidades de atuação. “O turismólogo é um planejador por excelência, podendo contribuir com o setor público, na realização de eventos, agências de turismo, na gestão de pontos turísticos e outros”, afirma.

Embora os artesãos estejam pela Praça desde o início da tarde, as autoridades e representates do setor se reunirão para a abertura do evento às 19h. 

 

Comemoração

Estabelecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) na terceira conferência de Torremolinos (Espanha), a data é celebrada desde 1980 e foi escolhida por coincidir com um marco importante para a história do setor no mundo: o aniversário de adoção dos Estatutos da OMT, em 27 setembro de 1970.

No Brasil, a profissão é reconhecida pela Lei 12.591, de 18 de janeiro de 2012, que disciplina o seu exercício. Atualmente encontra-se em tramitação no Congresso Nacional o PL Nº 14/2017, para alterar a lei mencionada substituindo a expressão “Dia do Bacharel em Turismo” por “Dia Nacional do Turismólogo e dos Profissionais do Turismo."