Cultura, Esporte e Lazer / EDITAL DE CULTURA 2017

28 de Junho de 2018 16h07

Prefeitura apresenta resultado de oficina em cerâmica realizada com alunos da Emeb Maria Tomich

28/06/2018

ALESSANDRA BARBOSA

A Prefeitura de Cuiabá, por meio do Conselho Municipal de Cultura, realiza nesta sexta-feira (29) a exposição do resultado do curso “Cerâmica Maria Tomich”. Ministrada pelos artistas Frede Fogaça e Alair Fogaça, a oficina foi oferecida para alunos da Emeb Maria Tomich Monteiro da Silva, situada no bairro Ribeirão do Lipa. O projeto foi um dos selecionados pelo edital do Fundo Municipal de Apoio e Estímulo à Cultura, lançado em 2017 pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

O curso contou com a participação de aproximadamente 71 crianças, que foram divididas em duas turmas formadas por alunos da 4ª, 5ª e 6ª série. A arte com argila é considerada uma forma de estímulo à criatividade que, de maneira prazerosa, faz com que o aluno use a imaginação para criar formas e acompanhar passo a passo cada etapa do trabalho.  

“A ideia do curso surgiu devido a grande procura de professores e educadores, para que os artistas estendessem a aplicação das suas técnicas às escolas, como uma forma de ensino extracurricular. Neste caso, em especial, a do Emeb Maria Tomich Monteiro da Silva, por ficar nas proximidades do nosso ateliê. Foi ai que vimos uma oportunidade de realizar esse trabalho através do edital de cultura do município e deu certo, fomos contemplados”, esclarece Frede.

O projeto tem como pretensão envolver nas escolas ações culturais e educativas, capacitando os alunos para a produção de peças em cerâmica, fomentando, ao mesmo tempo, a economia local e abrindo espaço para novos escultores. Conforme Alair, a Educação Infantil é o período em que a estimulação da criatividade e sensibilização são fundamentais para o desenvolvimento da criança, tornando a arte em argila uma boa opção para o avanço de tais habilidades.

“O ato de amassar e construir uma peça trabalha: criatividade, ansiedade, sensibilização tátil, coordenação motora fina, o processo de elaboração e construção de um objeto e a tridimensionalidade. Ou seja, engloba muitos aspectos importantes para a Educação Infantil como a estimulação dos sentidos e o controle motor”, explica Alair. 

Serviço

O que: Exposição Cerâmica Maria Tomich - Encerramento da Oficina

Quando: 29 de Junho

Local: Emeb Maria Tomich Monteiro da Silva - Avenida Mario Palma s/nº - Ribeirão do Lipa.

Horário: 08h ao 12h