Cultura, Esporte e Lazer / TEMPLO DO FUTEBOL

12 de Julho de 2017 15h39

Prefeito e autoridades discutem medidas para reabrir o estádio Dutrinha

12/07/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Marcos Vergueiro

Arquivo

Uma vistoria realizada no estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, na manhã desta quarta-feira (12), selou o entendimento para iniciar o processo de reabertura do espaço, desativado desde 2015. O prefeito Emanuel Pinheiro, o presidente do Tribunal de Justiça, Rui Ramos, e o presidente da Federação Mato-grossense de Futebol, Aron Dresch, analisaram as ações necessárias para reabrir o local para atividades esportivas de clubes e para o público.

“Quero externar que este não é somente um anseio da população, como meu pessoal, que cresci assistindo grandes partidas e shows aqui também. Quero tranquilizá-los que as demandas solicitadas serão atendidas dentro de um cronograma preparado pela Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo”, disse o prefeito.

Conforme o secretário de Cultura, Esportes e Turismo, Francisco Vuolo, o projeto de readequação estará pronto em 30 dias e, assim que aprovado, começa a reforma. Para que o estádio não fique totalmente fechado, algumas ações iniciais serão providenciadas, como por exemplo, a liberação do campo especialmente para treinamento, porém, nesta fase, com portões fechados.

Outra ação importante será adequar junto a Federação Mato-grossense de Futebol o cronograma do campeonato de 2018, mesmo com uma quantidade limitada de torcedores, ajustado em comum acordo com o Juizado do Torcedor. E por último, dentro do projeto da Cuiabá dos 300 Anos, um “Masterplan”, que será elaborado para uma reforma total do estádio. “Recebemos esta missão e iremos resolver a situação, para que sejamos um órgão facilitador das atividades esportivas aqui dentro do Dutrinha. O que de imediato podemos resolver são as demandas necessárias para pedir a liberação do alvará, para que as equipes possam estar utilizando o campo. Afinal, este é um grande templo do futebol cuiabano e merece todo nosso respeito”, ressaltou o secretário.

A juíza Patrícia Senni, do Juizado Especial do Torcedor, acompanhou a visita e apontou as adequações necessárias, já que o estádio está fechado para evitar situações que coloquem em risco a segurança do torcedor. O presidente do Tribunal de Justiça informou que o Poder Judiciário vai apoiar todas as ações favoráveis à retomada das atividades do estádio, que “é a essência esportiva do povo mato-grossense. Ver um patrimônio deste, tombado pelo patrimônio, fechado é uma infelicidade” disse o presidente.

Aron Dresch disse satisfeito com as medidas que serão aplicadas pela Prefeitura de Cuiabá para a reabertura do lugar. “Pelo que vimos, estão todos muito empenhados em devolver a questão do estádio para a população e também e para que a Federação possa trabalhar a sua agenda de jogos, inserindo o Dutrinha novamente no campeonato estadual”, destacou Aron.