Cultura, Esporte e Lazer / INCLUSÃO MUSICAL

20 de Julho de 2018 14h45

Piano Gente muda rotina do Mercado do Porto

20/07/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

Um mix de frutas, legumes, hortaliças, público e música de qualidade, revigoraram a manhã desta sexta-feira (20) de quem circulou pelo Mercado do Porto. A causa disso foi uma apresentação projeto  “Piano Gente”, da Prefeitura de Cuiabá.

Cliente e permissionários se surpreenderam quando entraram no tradicional centro de abastecimento alimentício de Cuiabá e, se depararam com um piano de cauda no meio do estabelecimento. Curiosos e sem entender o que estava havendo, pararam para admirar a música que foi sendo absorvida pouco a pouco pelos presentes, por meio de um repertório popular, conhecido por muitos.

O Piano Gente foi criado para chegar aos mais diferentes públicos, com a prioridade de percorrer pontos estratégicos da cidade, promovendo um intercâmbio cultural entre o instrumento e o público. Suas apresentações deverão ocorrer em lugares onde exista concentração de pessoas, até os 300 Anos de Cuiabá.

“É sensacional poder estar levando o ‘Piano Gente’ para conhecimento do público e aqui na feira do Porto foi a contemplação da humanização por intermédio da arte.   Existe algo mais democrático que isto? Se você for observar, os olhos das pessoas brilham, elas desaceleram e passam a vender ou fazer suas compra com mais tranquilidade. Só a música de boa qualidade tem esse poder relaxante. Sinto que hoje proporcionamos a esses trabalhadores e clientes, um dia mais feliz”, destacou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

Guiada pelo som de uma música suave, logo que chegou a o mercado acompanhada dos netos, a dona de casa Juracy Alves Cabral foi logo ver o que estava acontecendo. “Gente que coisa mais linda, que surpresa boa eu pude proporcionar aos meus netos, que estão vindo aqui no Mercado do Porto pela primeira vez e ainda ganharam um show desses... Nossa, estou muito feliz. A gente chega aqui e tem aquela sensação de paz e tranquilidade que entra na alma. Muito bacana essa ideia, espero que tenha sempre!”, alegrou-se a dona de casa.  

Nesta edição, voltada aos frequentadores do Mercado do Porto, o pianista e diretor do espetáculo Dario Scherer,  chegou trazendo um conserto instrumental com repertório conhecido da maioria do público. “Tocar em uma feira é uma experiência maravilhosa. A gente quebra um pouco, a rotina do Mercado do Porto, mas de forma positiva. Quando a gente chegou logo cedo, as pessoas ficaram sem entender ao certo o que era que estava acontecendo. O que é isso? Um piano, um sax, um conserto, um show, um ensaio fotográfico? Não! É o Piano Gente que chega justamente para aproximar este instrumento tão bonito, tão glamoroso para o povo, com a proposta de diversificar seus cenários”, ressaltou o pianista.

Para o gerente de manutenção do Mercado do Porto, Luiz Cláudio Luz, o projeto tem tudo a ver com o local que também faz parte da cultura do povo cuiabano. “Isso é uma maravilha, mostra que aqui também tem espaço pra cultura. Essa música faz com que as pessoas façam suas compras com mais tranquilidade”, observa.

A apresentação do Piano Gente tem cerca de duas horas e insere profissionais da música, artistas, alunos e simpatizantes do projeto.