Cultura, Esporte e Lazer / MÚSICA

12 de Maio de 2018 15h43

Piano Gente emociona famílias cuiabanas

12/05/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro acompanhado de sua mãe dona Maria Helena de Freitas Pinheiro lançaram na noite desta sexta-feira (11), na Praça Alencastro a primeira edição do projeto "Piano Gente", que trouxe como tema uma homenagem ao Dia da Mães. O evento é uma realização da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

 

A centenária praça, que foi berço de acontecimentos que contam boa parte da história da nossa Capital recebe uma ação cultural que vai preenchê-la daqui em diante.  O "Piano Gente" chega para promover o intercâmbio cultural entre artistas, alunos e professores de música, cantores, musicistas, com a interação popular. A princípio, ele fica na Alencastro, entretanto deverá percorrer outros pontos da cidade até os 300 Anos de Cuiabá. Para a Prefeitura de Cuiabá este evento é um marco na ocupação do centro histórico, uma das plataformas defendidas pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que junto a sua equipe tem importantes projetos culturais para o local.

 

O concerto, que tira o instrumento do seu local tradicional e o leva para a praça encantou os presentes. A noite lúdica foi aberta com um poema “Ave Maria” de autoria da senhora Lourdes Maria Campos Oliveira em homenagem às mães, declamado pela filha Maria de Lourdes Oliveira Nigro dando o tom do momento. A primeira homenageada foi a dona Maria Helena de Freitas Pinheiro, mãe de cinco filhos, entre eles o prefeito Emanuel Pinheiro. “É com muita emoção que recebo aqui, minha mãezinha, que é a razão da minha felicidade, principalmente em evento como esse que vai manter viva nossa cidade. Começando com essa linda homenagem a todas as mães cuiabanas”, salientou Emanuel.

 

Ele ainda ressalva a importância desse projeto para resgatar a interação da cuiabania, por meio da música. Confirmando que não é apenas as reformas que a gestão pretende levar a esses espaços públicos, e sim fazer das praças mais um local para realização de ações culturais. “O projeto Piano Gente é um caminho sem volta. Muita música e homenagens vocês verão por aqui. Na próxima sexta-feira estaremos homenageando todos os garis, homens e mulheres que nos ajudam a embelezar nossa cidade”, adiantou o prefeito.

 

Embalados pela sonata comemorativa, os presentes puderam acompanhar os momentos que cada mãe agraciada, representativamente, foram convidadas ao palco para receber uma lembrança simbólica. “Nós da prefeitura de Cuiabá estamos unidos na retomada do centro histórico da Capital, trazendo melhorias e entretenimentos a todos os tipos de público que por aqui passar”, frisou o vice-prefeito Niuan Ribeiro.

 

Para o secretário Francisco Vuolo oportunizar um evento dessa magnitude cultural, que coloca o piano como protagonista de uma ação que vai socializar sua música aos mais diversificados ouvintes é enriquecedor e um grande passo para o segmento com essa semente plantada que é o projeto Piano Gente.

 

“É com muita alegria que abro essa noite e nesse momento comprimento todas as mães aqui presentes. E eu não poderia deixar de exaltar o  Dario Scherner, uma pessoa de alma e coração voltados para música. Trouxe para o prefeito, trouxe para a secretaria a vontade de realizar esse projeto, que consegue contemplar aquilo que é o maior desejo do Prefeito Emanuel Pinheiro: resgatar, valorizar e tornar vivo novamente, o que foi um dia a história mágica da nossa querida Cuiabá que é fortalecer o centro da nossa cidade”, concluiu Vuolo.

 

No local, estão expostos dois pianos antigos, um com um século de existência e outro com meio século, para apreciação do público. Os pianos fazem parte do acervo da Secretaria de Cultura e posteriormente deverão ir para o Museu da Imagem e do som após sua inauguração.

O evento levou famílias inteiras a praça Alencastro, as das mães homenageadas não escondiam o orgulho de ter sua mãe representando as demais. “Nossa muito lindo esse projeto. Ainda mais começando com essa homenagem para as mães. Eu confesso que estou emocionada. Mãe não tem coisa igual, e ela que nos dá a mão quando a gente cai, mesmo quando estamos errados. Gostaria que a minha durasse para sempre...” disse Maria Stela Preza.

 

A mães homenageadas foram: Telma Maria Ribeiro Preza como a mãe representante da filantropia cuiabana; Maria Helena Pinheiro, representando todas as mães cuiabanas; Jorilda Sabino, mãe representante do Esporte de Cuiabá; Maria Orly de Matos, mãe representante do Movimento Comunitário - Clube de Mães; Dona Eulália da Silva Soares, mãe representante da culinária cuiabana; Cris Puertas, mãe representante da música em Cuiabá; Francisca Bernardina Sales da Silva, mãe representante da cultura afrodescendente; Margarida Xavier da Cruz, mãe representante do rasqueado; Maria de Lourdes de Oliveira Nigro, mãe representando a poesia cuiabana e a Dona Maria Auxiliadora Peixoto de Moura, mãe representante das servidoras públicas municipais.