Cultura, Esporte e Lazer / TIA NAIR

12 de Dezembro de 2015 10h13

Parque Tia Nair se firma como o mais novo espaço de lazer da Capital

12/12/2015

CARLOS MARTINS

Marcos Vergueiro

Arquivo

Três dias depois de ser reaberto ao público, pode-se dizer que o Parque Municipal Tia Nair, considerado o mais belo cartão postal da cidade, foi definitivamente adotado como o novo espaço de lazer de Cuiabá. Nesta sexta-feira (11) à noite, famílias vindas de diversos bairros da Capital, e até mesmo de municípios vizinhos, como de Várzea Grande, percorriam curiosas o espaço que foi ampliado para 20 hectares e oferece várias atrações, como a Vila do Natal.

Logo na chegada, a Vila do Natal, com suas luzes, a decoração natalina, e tudo aquilo que envolve a chamada magia do Natal, faz com que as crianças apertem o passo, quase que arrastando seus pais. Os pequenos Isaac, 5 anos, e seu irmão Rafael, de dois anos e meio, mostram claramente que estão satisfeitos, ao lado dos pais Francisco Hélio Jacinto e da mãe Fernanda.

“Somos de Várzea Grande e viemos conhecer o parque. A Capital precisava de um espaço assim, que, a exemplo da Vila do Natal, pode ser usado para eventos culturais, para comemorações de datas especiais, como o Dia das Mães”, sugeriu Francisco. Como disse o prefeito Mauro Mendes, na última quarta-feira, durante a entrega do novo espaço à população, “a revitalização do Parque Tia Nair é a realização de um sonho antigo”.

E a Vila do Natal, idealizada pela primeira-dama, Virgínia Mendes, realmente desperta a atenção dos pequenos. A visita ao presépio faz parte do roteiro, assim como a presença obrigatória diante do Papai Noel, a estrela, que motiva enormes filas, para que as crianças eternizem aquele momento único por meio de uma fotografia.

Duendes

Tem também as duendes, com suas roupas em tons vermelho e verde, que despertam a curiosidade das crianças. “Somos quatro duendes. Somos as duendes do bem e as crianças adoram tirar fotos. Para elas é uma novidade”, conta Karolinn Milena, 23 anos, que diz ser a duende número 1.

O jardineiro Natalino Francisco da Silva e a esposa Claudenice Gonçalves levaram as filhas Rainara, 8, e Naiara, de 11 anos, para conhecer o parque e a Vila do Natal. “Muito bem organizado, é um espaço seguro, um bom lugar para trazer a família”, diz Natalino, que mora perto do local, no residencial Santa Inês.

E tem gente que, é claro, vai ao parque para se exercitar. É o caso do motorista de ônibus Edson Souza Miranda, 52 anos. Seus esforços começam logo na saída de sua casa, pois ele mora no Residencial São Carlos e vai a pé até o parque, que fica a 5 quilômetros de distância. Edson, que já fazia suas caminhadas no parque, antes da revitalização, conta que agora tem motivos a mais para bater ponto no local.

“Bonito demais”

“Isso aqui ficou uma maravilha. Bonito demais. Venho para cá três vezes por semana para fazer minha caminhada. Já trouxe aqui na abertura a minha mulher, os três filhos e cinco netos com idade entre 2 e 5 anos. E eles estão insistindo para voltar”, disse o motorista, que deu uma breve parada na caminhada, que costuma fazer na pista de 1 quilômetro ao redor do lago.

Outra atração do Parque Tia Nair é o Mirante, cujo acesso por uma passarela, leva o visitante até uma ilha, que permite uma bela visão do lago. Todo mundo quer tirar uma foto para lembrança; amigos e namorados buscam um melhor ângulo para uma selfie. E há quem prefira simplesmente ficar sentado em um banco apreciando a paisagem.

Quando a fome aperta, é só dar um pulo na praça de alimentação. E se as crianças querem mais diversão, é só levá-las ao parquinho e deixá-las à vontade, como fez José Santana, do Parque Cuiabá, que trouxe esposa, sogra e os dois filhos. E tem ainda outras atrações, como a estação de ginástica ao ar livre, que logo estará liberada; pista de bike e área para a prática de patins e skate; além de cascata de três metros de altura, pedalinho e tirolesa, previstos para serem entregue no próximo mês, em janeiro.

Linha de ônibus

Para facilitar o acesso da população ao Parque Tia Nair, a linha 402 (Itamarati-Centro) sai do centro da cidade e passa em frente ao parque. O ônibus parte da Praça Maria Taquara e passa também pelo ponto localizado na Rua 13 de Junho, ao lado dos correios. Para quem mora na região do CPA, a opção é utilizar a linha 330 que parte do terminal CPA I e passa pelo terminal do CPA III.

Conforme o secretário de Cultura, Esportes e Turismo, Alberto Machado, a expectativa é que passem pelo parque cerca de 5 mil pessoas por dia. Localizado na Avenida Érico Preza (Jardim Itália), o Parque Tia Nair funciona das 5h às 23h. E a Vila do Natal, com a presença do Papai Noel, estará aberta ao público até o dia 2 de janeiro, das 19h às 23h.