Cultura, Esporte e Lazer / TURISMO

01 de Outubro de 2018 11h59

Parceria entre Prefeitura, Estado e agências resulta em fechamento de negócios na ABAV

01/10/2018

ANDRÉ GARCIA SANTANA

Passando pela cultura calorosa do povo até a religiosidade das igrejas históricas e a exuberância dos parques, Cuiabá conquistou a atenção de empresas e agentes turísticos durante a ABAV Expo 2018, em São Paulo. O encontro, que aconteceu entre os dias 26 e 28 de setembro, é o mais importante do setor e concentrou ações da Prefeitura de Cuiabá em parceria com o governo do Estado e iniciativa privada.

Os esforços resultaram em fechamento de negócios, segundo o diretor de Turismo, Rogério Noronha. “Percebemos que o mercado se mostra aberto ao que temos a oferecer. Lá, pudemos conversar com diferentes entidades e apresentar nosso potencial e isso contribui para a realização de parcerias entre as empresas daqui, que ofereceram nossos atrativos, e as de fora, que compraram a ideia”, explica.

Um vídeo que destaca os principais pontos turísticos da cidade, incluindo os parques, a Orla e o Centro Histórico, foi apresentado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. O conjunto aponta para a consolidação da Capital como destino de negócios. “O Turismo de Negócios já é o que têm maior impacto para nós. Queremos ampliar esse mercado reforçando melhorias na infraestrutura e chamando a atenção das agências.”

Nesse contexto, também ganham visibilidade a história e a cultura da cidade, que são importantes produtos turísticos. Aspectos que foram reforçados em encontro com o secretário adjunto de Turismo de Mato Grosso, Jaime Okamura, e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Manoel Linhares, durante a feira internacional.

Em agosto, quando esteve em Cuiabá, ele explicou que a modalidade de negócios deixa quatro vezes mais dinheiro nos municípios que o turismo de lazer. “Quem vem, traz a família e tem um poder aquisitivo maior. Ganha o hotel, a gastronomia, o artesão e o comércio.”

Em sua opinião, contudo, a cidade apresenta campo para as duas áreas. “Vocês tem tudo, essa é uma das regiões mais bonitas do Brasil. Tem cachoeiras, tem Pantanal, tem Amazônia, só falta um empurrãozinho para tudo acontecer”, disse Linhares.

Realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), o evento acontece anualmente e é formatado para absorver as diferentes demandas da cadeia produtiva do Turismo. O público-alvo são os agentes de viagens, principais canais de distribuição de viagens no Brasil.

Neste ano, a ABAV Expôs registrou balanço positivo após três dias de evento no Anhembi, em São Paulo. Foram 918 reuniões realizadas de rodada de negócios com 124 empresas participantes. O volume financeiro negociado bateu a marca do R$ 109.506.000,00.