Cultura, Esporte e Lazer / ARTE MILENAR

25 de Agosto de 2018 11h00

Palhaçaria faz abrigo no Museu do Rio com artistas locais e do exterior

25/08/2018

ANDRÉ GARCIA SANTANA

Carregada de simbolismo e história, a palhaçaria desperta ao longo de milênios, fascínio e curiosidade. A mistura de características ingênuas — quase infantis — revela facetas de drama e melancolia, justificando o magnetismo exercido pelos palhaços e sua força na cultura mundo afora. Em Cuiabá, a arte encontrou abrigo no Museu do Rio, onde artistas circenses se reúnem para a 3ª edição do Encontro Internacional dos Artistas de Picadeiro e 1ª Convenção Pantaneira de Malabarismos, Circo e Palhaços.

A programação conta com mais de 50 profissionais do Brasil, Argentina, Colômbia e Portugal. Desde a quarta-feira (22), eles participam de oficinas de qualificação, oferecidas pela Escola de Palhaços Em Cena, sediada na Capital. As atividades incluem mímica, palhaçaria para mulheres, contação de histórias, momolengo, malabarismo, acrobacia solo, em tecido, entre outras.

Fundador da Escola e idealizador do projeto, o palhaço Ilson de Oliveira (Zabelim Plim Plim), atua há 25 anos no setor. Ele explica que um dos principais objetivos do encontro é promover o intercâmbio entre artistas circenses de diferentes partes do mundo. “Também é uma forma de atrair mais pessoas para este ofício, que vem retomando sua importância social.”

De acordo com ele, a “Em Cena” é a única escola do Centro-Oeste reconhecida como Ponto de Cultura pelo Ministério de Cultura (Minc). “Ainda há poucos pontos como esse espalhados pelo Brasil. Eles estão, normalmente, localizados em grandes polos, como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Então, quando recebemos artistas de fora em um projeto como esse, sentimos que estamos no caminho certo”, diz.

O projeto foi contemplado pelo edital do Fundo Municipal de Cultura, por meio de aprovação em edital do Conselho Municipal. Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, há no total 31 projetos contemplados em andamento. “Os editais são anuais e abrangem todos os segmentos da cultura. São sete setores com propostas aprovadas no ano passado, pagas esse ano e realizadas agora. A partir dessas várias frentes, abrem-se novos horizontes para público e artistas”, afirma.

No sábado (25), acontece uma oficina de bolhas de sabão, realizada pelo projeto Borbulhando Bolhas, com Vanda Cortez de Salvador (BA). No mesmo espaço será apresentado o número “Reprises”, da Cia Volta Seca de Anápolis (GO) e os espetáculos “A Hora do Sono”, “Número + 1–1”, “O Pirata”, do Espaço Vivart Corumbá (MS).A programação tem início às 16h e é aberta a toda a família.

O evento termina com as apresentações de “O Apito”, do palhaço Billy/Allan Ortega Monteiro; Freestyle Skateboarding combinado com Malabares, do argentino Brian Alejandro Rodriguez; e o “Balão Flutuante” dos mato-grossenses do Andarilhos das Estrelas, de Nova Xavantina.