Cultura, Esporte e Lazer / RUGBY CIDADÃO

12 de Agosto de 2017 12h29

Niuan Ribeiro participa de ação voluntária do Cuiabá Rugby Clube

12/08/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

Arquivo

O prefeito em exercício, Niuan Ribeiro, participou neste sábado (12) da primeira edição do “Rugby Cidadão”, organizado pelo Cuiabá Rugby Clube. A ação social levou ao Complexo Esportivo Dom Aquino a execução de serviços de pintura, varrição e jardinagem, mediante plantio de mudas ornamentais, além da sinalização do perímetro do local. 

Niuan Ribeiro, que é um grande simpatizante e incentivador do esporte na Capital, fez questão conferir a atuação dos voluntários do clube, e inclusive se envolvendo no plantio das mudas. “Vamos agora plantar essa muda para que ela possa florescer e trazer bons frutos para Cuiabá”, disse Niuan.

A realização desta primeira ação envolvendo o clube faz parte de uma contrapartida para o município, que cede o espaço para treino e jogos do time, duas vezes na semana (terças-feiras e sábados).

“A Prefeitura de Cuiabá tem ajudado o Cuiabá Rugby dentro das nossas possibilidades, mas a gente tem feito de tudo para fomentar a prática esportiva, principalmente um time que leva o nome da nossa cidade. A gente ajudou o time e eles resolveram retribuir a nossa ajuda com essa ação, aqui no complexo Dom Aquino, um gesto simples, porém com significado enorme. Eu acho que a sociedade civil organizada tem que vir e ajudar a manter os espaços públicos limpos e organizados. E a prefeitura fica muito feliz de estar junto nessa parceria, junto ao Shopping Popular, porque é dessa forma que a gente vai construir uma juventude cidadã e participativa”, conferiu o prefeito em exercício. 

O clube que começou em 2009 possui cerca de 50 atletas, além de diretoria e associados e já acumula alguns títulos, tanto no feminino quanto no masculino. Vice-campeão da Copa Centro-Oeste de Rugby XV (Pequi Nations) em 2013,2014 e 2015, Campeão Feminino da Copa Centro-Oeste de Rugby Sevens (Pequi Sevens) 2016, e conquistou a honrosa 6ª colocação no Campeonato Brasileiro de Rugby Sevens (BR Sevens) 2014. Atualmente é campeão da taça Pantanal e participa no próximo dia 19 da final da Copa Centro-Oeste em Brasília, no estádio Mané Garrincha. Para o diretor do Cuiabá Rugby Clube, Hermann Meira, esta é uma pequena parcela de contribuição que os associados e equipe podem fazer pela cidade.

“Como disse anteriormente, o Rugby é um esporte de brutos, onde o respeito ao árbitro é levado muito a sério. Mas não deixamos de nos sensibilizar com as necessidades da sociedade. Manter este espaço limpo e bem cuidado é uma grande satisfação para todos nós. E esta foi a melhor maneira que encontramos de agradecer a esta gestão municipal que muito no apoia”, destacou o diretor.

O mutirão também contou com a participação do vereador e presidente da Associação do Shopping Popular Mizael Galvão. “O que eles estão fazendo aqui é um exemplo a ser seguido para outras entidades em Cuiabá. E que esse exemplo sirva às demais entidades que usam os espaços da nossa cidade, para que eles possam organizar mais mutirões de conservação daquilo que é deles”, ressaltou Mizael.

Para as pessoas que circulam, diariamente no local ou mesmo no final de semana ver ações como esta causam otimismo em relação as gerações futuras, como o disse o senhor Antônio Aparecido da Cruz, aposentado, de 63 anos, que sempre está de passagem pelo local por frequentar o Centro de Convivência de Idosos. “Olha fiquei admirado e gostei muito de ver esses jovens, essas meninas bonitas varrendo e plantando muda de árvores. Tomara que continuem assim e mais gente tenha esse tipo de gesto” Concluiu o aposentado.