Cultura, Esporte e Lazer / CELEBRAÇÃO

14 de Dezembro de 2017 10h15

Natal Iluminado reúne famílias em noite festiva na Praça Alencastro

14/12/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Gustavo Duarte

Arquivo

As cores cintilantes percorrem os arredores da Praça Alencastro, trazendo um brilho jamais visto antes. Recém revitalizada, ela ganhou um novo vigor com a chegada do Natal Iluminado, que tem propiciado noites festivas diariamente para as famílias cuiabanas. E nesta quarta-feira (13), as celebrações natalinas se entrelaçaram com dois espetáculos locais, que trouxeram a comédia do Moacir Jr. e a irreverência do Grupo Gambiarra para o divertimento dos visitantes. 

Para o secretário dos 300 Anos, Junior Leite, o Natal Iluminado é uma extensão do trabalho de resgate da historicidade da região central, trazendo de volta seu valor dos tempos de outrora. “A Praça Alencastro é um marco da trajetória do povo cuiabano e por muitos anos permaneceu abandonada. Com sua transformação planejada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, estamos retomando seu valor, permitindo que ela ganhe vida no período noturno através de atividades e eventos que reúnam as famílias em um ambiente seguro e confortável. É por isso que preparamos uma programação especial, que à medida que celebra diariamente a essência natalina, também comemora a chegada de um novo período para Cuiabá, marcado pela reintegração do Centro Histórico à toda nossa terra”, afirmou.

As cores do presépio em tamanho real e da casa do Papai Noel encantaram os visitantes, que aproveitaram o clima festivo para registrar algumas lembranças em fotos. O encontro de diversas famílias em um espaço arejado, bem iluminado e apropriado, reforçam a importância em preservar e valorizar lugares desse porte, permitindo que eles sejam novos pontos de lazer para todas as comunidades.

Essa premissa é perceptível para os visitantes. O casal Ana Paula Gomes e Marcelo Martins e seu filho, o pequeno Olavo, vieram do bairro CPA só para desfrutar de um tempo de qualidade em família, aproveitando a atmosfera do Natal.

“A praça precisava ser mais explorada, com a realização de eventos que trouxessem as pessoas de bem para cá. Hoje eu percebo que isso já é uma verdade e agora podemos ter momentos de lazer em família em um local seguro e bem iluminado. O centro não pode ser deixado de lado e é muito importante saber que a Prefeitura de Cuiabá tem trabalho nesse sentido. Precisamos de mais pontos turísticos ao ar livre e estou muito feliz por saber que a Alencastro já é um deles. Além disso, foi graças ao Natal Iluminado que nós decidimos visitar a praça revitalizada pela primeira vez. Agora tornaremos esse passeio em um novo hábito”, afirmou Ana Paula.

Para o casal de idosos Aurora e Jair Fávero, toda a decoração da praça é encantadora e trouxe algo jamais visto pelos moradores locais. Com a Alencastro como a grande vista da janela da sua sala de estar, eles testemunharam todo o processo de transformação do espaço, incluindo a instalação do Natal Iluminado.

“Acompanhamos tudo lá do nosso apartamento, nunca tínhamos visto algo assim. As mudanças foram grandes e resultaram nessa belíssima praça. Estamos encantados por toda a beleza do espaço e com as celebrações do Natal aqui, nos sentimos ainda mais confiantes de passear todas as noites na região. É possível perceber que o local ficou mai seguro e que a marginalidade não tem mais espaço aqui”, compartilhou Jair.

Segundo dona Aurora, o encantamento foi tão grande que o casal fez questão de trazer os filhos e netos para descobrir a nova Praça Alencastro. “Eles precisavam conhecer o lugar, que ficou lindo demais, e gostaram tanto quanto nós. E desde a inauguração do espaço, eu e Jair também adotamos uma nova tradição, passando um tempo juntos sentados no banco do local, sempre após a missa da Catedral”, concluiu. 

A programação do Natal Iluminado segue nesta quinta-feira (14), a partir das 19h, com a Batalha Hip Hop até às 22h.