Cultura, Esporte e Lazer / PONTO TURÍSTICO

06 de Outubro de 2017 14h04

Museu da Caixa D´água Velha abre espaço para exposição de artistas

06/10/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

Arquivo

O Museu da Caixa D´água Velha, ponto turístico de Cuiabá, é também um local aberto para a classe artística fazer exposições. Os artistas podem procurar a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo para apresentar a proposta de solicitação do espaço público, cedido gratuitamente.

O Museu da Caixa D’Água Velha, patrimônio histórico de Cuiabá, por si só, já é uma grande exposição de arte e atualmente se tornou um dos espaços mais visitados por turistas que buscam conhecer um pouco da historia, como também trabalhos dos artistas locais.

Além das exposições, o local mostra objetos que compuseram a sua própria história, como tubos de ferro fundido e registros usados no controle da distribuição de água para a população de Cuiabá no século XIX.

A Prefeitura de Cuiabá pretende preencher esses espaços com mostras rotativas, que incluem peças como, por exemplo, obras de arte e fotografias de artistas mato-grossenses.

A orientação é para os artistas ocupar este espaço. Para isso, basta os profissionais procurar a diretoria de Turismo da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. “Para nós será um grande prazer poder proporcionar aos nossos artistas mais esta opção para exporem suas obras e também para que a prefeitura crie este laço de parceria com todos. Essa será mais uma maneira de reverenciar a arte em um local que recebem pessoas do mundo todo”, disse Francisco Vuolo, secretário de Cultura, Esporte e Turismo. 

Dado histórico  

O Morro da Caixa D’Água durante 142 anos foi o único reservatório de água de Cuiabá. Construído no século XIX, na gestão do coronel José Maria de Alencastro, presidente da Província de Mato Grosso, as caixas d’água submersas, formadas por duas galerias, recebiam água direto do Rio Cuiabá e por gravidade distribuíam para as bicas espalhadas em diferentes pontos da cidade. Tinha capacidade para armazenar mais de um milhão de litros de água.