Cultura, Esporte e Lazer /

06 de Julho de 2010 11h00

Moises Martins fala sobre a importância da 1ª Olimpíada Cultural Cuiabana

06/07/2010

Márcio Camilo/Secom-Cuiabá

O secretário adjunto municipal de Cultura, Moisés Martins, avalia como “interessante” o projeto Olimpíada Cultural de Cuiabá. Para ele, a idéia surgiu num momento “muito importante” para valorizar e preservar a cultura local. “A iniciativa visa ter um maior contato com as escolas da rede de ensino municipal, no sentido de levar informações sobre a cultura cuiabana para a juventude”.

Martins, um poeta e profundo conhecedor da cuiabania, reconhece que os estudantes pouco conhecem sobre a cultura local. “É justamente por isso, que a Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, criou a Olimpíada cuiabana. Na verdade esse é o primeiro passo para inserirmos na grade curricular das escolas uma disciplina sobre a cultura de Cuiabá”.

O secretário adjunto de Cultura enfatizou ainda que o projeto também tem o objetivo de preparar a comunidade para os jogos da Copa de 2014, que ocorrerão em Cuiabá. “Chegarão por aqui (Cuiabá) muitos turistas, vindos de todos os cantos do Brasil e de mundo. Em razão disso, é importante que os cuiabanos saibam do folclore e dos principais personagens da cultura cuiabana”. explicou.

Sobre a Olimpíada Cultural

A Olimpíada Cultural Cuiabana será composta de três fases que serão realizadas nos dias 10 de Setembro, 08 de Outubro e 12 de Novembro de 2010. A prova da primeira, segunda e terceira fase vai avaliar temas próprios relacionados à cultura cuiabana (arte, dança, diversidade racial, festas religiosas, folclore, gastronomia, geografia regional, história regional, literatura, música, personalidades, monumentos históricos e símbolos), além da nova regra ortográfica brasileira.

As inscrições, que são gratuitas, começaram no dia 21 de junho e devem ser feitas até o dia 16 de Junho de 2010. Ao preencher a ficha de inscrição o estudante aguardará a aplicação da primeira fase (classificatória) que será realizada na própria escola no dia 10 de Setembro de 2010.

No ato da inscrição, o estudante recebe o número de protocolo, este será o comprovante de inscrição. A divulgação do Cronograma de Provas será feita no dia 03 de Agosto de 2010, às 8h nos sites da Prefeitura Municipal de Cuiabá (http://www.cuiaba.mt.gov.br), da Secretaria Municipal da Cultura http://www.cuiaba.mt.gov.br/secretarias/cultura/index.jsp) e da Secretaria Municipal de Educação (http://www.cuiaba.mt.gov.br/secretarias/educacao/index.jsp).

Para mais informações sobre a Olimpíada Cultural, confira na integra o regulamento através do link: http://www.cuiaba.mt.gov.br/secretarias/cultura/arquivos/REGULAMENTO_OLIMPIADA_CULTURAL_CUIABANA.pdf