Cultura, Esporte e Lazer / SUGESTÃO DE PAUTA

09 de Julho de 2018 17h00

Misc recebe exposição da oficina em cerâmica dos alunos do Emeb Maria Tomich

09/07/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Jorge Pinho

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, abre nesta terça-feira (10), no Museu da Imagem e do Som – MISC, a exposição do resultado do curso dos alunos da EMEB Maria Tomich Monteiro da Silva, ministrado pelos artistas Frede e Alair Fogaça - projeto selecionado pelo edital do Fundo Municipal de Apoio e Estímulo à Cultura/2017.

“É com enorme satisfação que a abrimos as portas do Misc para receber o resultado dessa oficina de cerâmica realizada por artistas escultores como o Frede e a Alair Fogaça, ainda mais voltado às crianças de escolas municipais, despertando nelas o senso crítico e o gosto pela arte, oportunizado pelo edital de cultura do município”, enfatizou Francisco Vuolo, secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

A pretensão da exposição é dar um desdobramento às ações culturais e educativas, ao capacitar os alunos na produção de peças em cerâmica, criando mecanismos para que no futuro, esse dom possa fomentar recursos, abrindo espaço para novos escultores.

Os artistas Frede e Alair Fogaça reuniram os trabalhos dos 71 alunos, na faixa etária de 9 a 11 anos, das turmas do 4º, 5º e 6º anos, em oficinas de modelagem e pintura em argila para a exposição. A arte com argila é um estímulo à criatividade, uma atividade prazerosa em que o aluno usa a imaginação para criar formas variadas e acompanha passo a passo o seu trabalho: o amassar da argila, a modelagem, a secagem e a pintura, até o resultado final.  

Segundo Alair, a Educação Infantil é o período onde a estimulação da criatividade e sensibilização são fundamentais para o desenvolvimento da criança e a argila é uma boa opção para desenvolver tais habilidades.

“O ato de amassar e construir uma peça trabalha a criatividade, ansiedade, sensibilização tátil, coordenação motora fina, o processo de elaboração e construção de um objeto e a tridimensionalidade. Ou seja, engloba muitos aspectos importantes para a Educação Infantil como a estimulação dos sentidos e o controle motor”, Alair Fogaça.

 

Serviço

O que: Exposição Cerâmica Maria Tomich no MISC.  

Quando: Terça-feira, 10 de Julho

Local: Museu da Imagem e do Som - Rua Voluntária da Pátria, 79 – Centro.

Horário: 19h