Cultura, Esporte e Lazer /

02 de Setembro de 2010 18h00

Lançamento do 9º Festival de Cururu Siriri

02/09/2010

Lis Ramalho-Assessoria/SMS

A nona edição da maior festa cultural e tradicional de Mato Grosso, o “Festival de Cururu Siriri”, foi lançado oficialmente nesta terça-feira (01.09), no Cine Teatro de Cuiabá. O evento que será realizado entre os dias 23 a 26 de setembro, no Parque de Exposições da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), contará com várias apresentações, que vão resgatar toda a essência cultural.

O lançamento “9º Festival de Cururu Siriri” contou com algumas apresentações que retrataram a importância da cultura e da dança nas raízes mato-grossense. O secretário Municipal da Cultura de Cuiabá, Sérgio Cintra que prestigiou o evento destacou que os cururueiros e as siririeiras lutam para resgatar e fortalecer a cultura que é tradição da Capital. “Duas manifestações folclóricas típicas da nossa região pantaneira é uma tradição que vem sendo mantida há séculos, passando de geração a geração. Nossa cultura tem muita história, alegria, e força de vontade”, ressaltou Cintra.

Vale destacar que o “Festival de Cururu Siriri” é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Cuiabá, que há nove anos vem trabalhando e fortalecendo o evento, em prol do segmento cultural. Nesse período foram investidos cerca de três milhões e meio, em todas as edições do Festival. Neste ano, a Prefeitura através da Secretaria está patrocinando $ 300 mil –, sendo o maior patrocinador do evento. O secretário Municipal da Cultura de Cuiabá, Sérgio Cintra destacou que a Prefeitura vem fomentando esse segmento que tem grande representatividade no meio cultural.

O poder municipal e estadual assinou o convênio, no qual a Federação do Cururu e Siriri de MT será o responsável pelas próximas realizações do evento. Sérgio Cintra destacou que esta é uma maneira de incentivar a Federação, que durante todos esses anos, junto com a Prefeitura mostrou um belo trabalho. “A Federação ficará responsável por todo o Festival. Mas, nós do poder municipal vamos continuar ajudando e incentivando tudo o que for cultural, e que promova benefícios a sociedade. Vamos ser sempre parceiros da Federação”, acrescentou o secretário. 

Ao longo desses nove anos, vários grupos de cururu e siriri vieram ganhando espaço, no cenário cultural. Antigamente, existiam poucos grupos no Estado, hoje, aproximadamente 80 dançam e representam a cultura em Mato Grosso.

A organização do evento espera um público de aproximadamente 100 mil pessoas. Os quatro dias do “9° Festival de Cururu e Siriri” vão resgatar e mostrar a população, a verdadeira origem da cultura pantaneira. Na edição deste ano, o tema do evento vai retratar a fé e alegria, que promete deixar todo o público emocionado, com as belas apresentações.

Cerca de 40 grupos, de mais de 10 municípios de todo o Estado, participarão do Festival. O evento vai contar com a apresentação especial do grupo Quilombola de Mata Cavalo, dos grupos de Cururu do Rio Abaixo e Rio Acima, além de sete grupos infantis, como o Passo Miudinho, Ya Ya, Nhana Santa, Cuiabaninho De Goreste, Criança Esperança, Raízes Cuiabana e Flor do Jardim. Os grupos da melhor idade, Guató e grupo Melhor Idade de Varginha, também farão uma bela apresentação.

 

Lis Ramalho
Assessoria Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá
(65) 3617-1274 / 8415-0916