Cultura, Esporte e Lazer / FUTSAL

10 de Julho de 2018 17h05

Jec’s termina promovendo a integração de jovens por meio do esporte

10/07/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Gustavo Duarte

Arquivo

Encerrou, nesta segunda-feira (09), as disputas dos 43º Jogos Estudantis Escolares, realizados pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo. A última modalidade a ter suas primeiras colocações disputadas foi o futsal, no Complexo Esportivo Dom Aquino. Os Jogos Estudantis Cuiabanos começaram no dia 02 de maio, reunindo cerca de 1.900 alunos, de mais de 80 escolas da Capital.

O campeonato tem a missão de revelar atletas e o potencial esportivo de cada participante, nas modalidades de xadrez, tênis de mesa, atletismo, ciclismo, luta olímpica, badminton, voleibol, basquetebol, natação e futsal, fazendo seus campeões de cada categoria. Os três primeiros lugares receberam troféus, medalhas e estarão representando Cuiabá nos Jogos Estudantis Mato-grossenses, em 07 de setembro, na cidade de Campo Verde.

Segundo o secretário-adjunto de Esportes, foram dois meses de muito desporto, envolvendo alunos das redes de ensino municipal, estadual, federal e particular. Os JEC's contou com disputas durante a semana e nos finais de semana, nos períodos matutino, vespertino e noturno.

“Além de promover a integração entre as escolas públicas e privadas, os Jogos Estudantis incentivam a prática de esportes em diversas modalidades. Em contrapartida, os professores contribuem com orientações voltadas à disciplina, foco, respeito às regras e ao adversário”, relatou Edilson Odilon.

O Futsal foi a última modalidade a competir no 43º Jogos Estudantis Cuiabanos. As disputas ocorreram entre as categorias (A) - de 12 a 14 anos, e categoria (B) - de 15 a 17 anos, masculino e feminino.

No feminino, o primeiro lugar na categoria (A) ficou com a equipe da Escola Estadual Joaquina Cerqueira Caldas. Em segundo, a Escola Estadual Padre Wanir Delfino César. Na categoria (B), a instituição Ranulfo Paes de Barros conquistou a primeira colocação e a unidade Estadual de Ensino Médoo, Dr. Hélio Palma Arruda, ficou com a segunda posição.

No masculino, o primeiro lugar foi ocupado pela equipe do Colégio ICE, vencendo a categoria (A), com o segundo lugar ficando com a Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller. Já na categoria (B), os vencedores foram o Colégio CIN (1ºlugar) e Escola Estadual Professora Ana Maria Do Couto (2º lugar).

Para o jogador Marcus Vinicius, a competição com equipes de outras escolas não o assusta. Esta é primeira vez que ele participa dos Jogos Estudantis. “É preciso manter o equilíbrio. Não estou com medo, porém confiança demais também pode atrapalhar”, disse.

De acordo com o técnico de futebol do Instituto Cuiabano e Educação – ICE, Marcos Paulo Gomes Pena, que há 13 anos comanda o futebol da unidade de ensino, os alunos trabalharam muito para a conquista de mais esse título, sendo que este já é o oitavo que ele conquista à frente do time.

“Eu gosto muito de participar dos Jogos Estudantis Cuiabanos, mais uma vez nos consagramos campeões e agora o nosso foco é no estadual. Dei apenas uma semana de folga pra equipe, tendo em vista que os jogos serão em setembro", concluiu.