Cultura, Esporte e Lazer / TURISMO

10 de Julho de 2019 12h15

Fórum da Região Turística Metropolitana discute linhas de crédito para desenvolver turismo regional

10/07/2019

NAIARA LEONOR

Davi Valle

Capital de giro, investimentos para novos e antigos empreendimentos, aquisição de equipamentos. Estas foram algumas das pautas da reunião do Fórum da Região Turística Metropolitana – Cuiabá e Várzea Grande, realizada na sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, na última sexta-feira (05).

Estreitar relações e facilitar o acesso dos microempresários do Turismo aos serviços oferecidos por instituições financeiras. Este foi o tema da primeira pauta do dia. Os empresários da região metropolitana de Cuiabá buscam menores taxas de juros, facilidades em financiamentos para desenvolver ainda mais o turismo regional.

Buscando atender estas demandas, o Fórum da Região Turística Metropolitana – Cuiabá e Várzea Grande convidou representantes do Banco do Brasil para apresentarem as melhores opções de financiamentos para o setor.

“O Fórum está aqui para justamente abrir esse espaço de comunicação, para o Banco se apresentar, sentar e discutir taxas e as situações pessoais de cada empresário”, comentou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

Jânio Trindade, superintendente comercial do Banco do Brasil, que atende especificamente agências e empresas, explicou aos representantes do Fórum, as principais linhas de financiamento direcionadas ao setor turístico de Mato Grosso. “Estamos aqui para facilitar o acesso de vocês junto ao Banco do Brasil. Vocês do Turismo tem uma linha específica para buscar recursos e investir nos empreendimentos que desejam, por meio da FCO Empresarial e a BB Financiamento”, comentou o superintendente.

Na ocasião, também foi discutida a importância da formalização da Instância de Governança Regional (IGR), por meio da fala do representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico-SEDEC/Secretaria-Adjunta de Turismo, Diego Augusto Bezerra.

A formalização é uma das metas do Fórum para que o setor se fortaleça e possa se articular para futuros avanços no turismo da zona metropolitana de Cuiabá. O presidente da Associação de Turismo da Região Circuito das Águas (ATURCIRA-IGR), Naftali Uller Alves de Almeida, compartilhou como o estabelecimento da IGR modificou positivamente a realidade turística de sua região.

Ao final da reunião, o empresário e membro do Fórum, Jaime Yasuo Okamura colocou em discussão a representação da FIT Pantanal na Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) em 2019.

O Fórum da Região Turística Metropolitana – Cuiabá e Várzea Grande é presidido pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo de Várzea Grande, José Roberto de Amaral Castro Pinto e tem em sua vice-presidência o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.