Cultura, Esporte e Lazer / ORLA DO PORTO

19 de Fevereiro de 2018 12h03

Final de semana"bom pra cachorro" faz sucesso na Orla do Porto

19/02/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Davi Valle

Arquivo

Com o objetivo de promover a “Campanha de Bem Estar Animal”, a Prefeitura de Cuiabá por meio das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Cultura, Esporte e Turismo, com o apoio da iniciativa privada realizaram neste final de semana na Orla do Porto, o “BloCão - um carnaval bom pra cachorro”.

O evento que a princípio, aconteceria apenas no sábado (17), ganhou mais um dia de festa para os animais. Devido às chuvas que marcaram o fim de tarde da Capital cuiabana , o primeiro dia foi voltado as orientações veterinárias, realizada pelos técnicos da  Coordenadoria de Bem Estar Animal e do Centro de Controle de Zoonoses, da Vigilância em Saúde.

Na parte veterinária, conforme a necessidade de cada dono dos cães, as veterinárias Camila Guimarães e Cristina da Silva Matos tiravam dúvidas. “A gente está aqui dando orientações desde o tipo de ração, esquema de vacinação, vermífugos e clareamento dentário e, conforme a necessidade, a gente encaminha a um médico ou clínica veterinária”. Elas ainda ressaltaram a importância da realização de eventos como estes, que auxiliam para que os animais sejam felizes e saudáveis.

A Coordenadoria de Bem Estar Animal esteve presente com a missão de promover as políticas públicas de proteção animal do município e fazer um alerta com relação aos maus tratos, fazendo valer a Lei  Complementar 436, de 03 de outubro de 2017, sancionada pelo Prefeito Emanuel Pinheiro.

“Começamos nosso trabalho recentemente e já autuamos alguns donos que criavam seus animais em condições precárias. Por enquanto ainda não estamos recolhendo os animais, mas estamos multando. A multa hoje varia de R$ 400 a R$ 2 mil. Aqui no evento estamos divulgando nossa cartilha e nosso telefone para denúncia que é o 3645-6213”, esclareceu o coordenador de Educação e Combate aos Maus Tratos dos Animais, Aécio Pacheco.

A unidade da Vigilância em Zoonoses levou material gráfico orientativo sobre a Raiva Animal, a Leishmaniose Visceral e o mais importante, a Posse Responsável. A vacina contra a Raiva Animal disponibilizada pelo sistema público de saúde é gratuita. O Centro de Controle de Zoonoses também disponibiliza coleta de sangue para exame de sorologia canina da Leishmaniose visceral. O interessado deve ligar no (65) 3617-1680 e solicitar a coleta, os serviços são totalmente gratuitos.  

“A vacinação é a forma de prevenção da doença nos animais e nos humanos. A raiva animal é fatal quando o ser humano ou o animal adoece. E a vacina é a melhor forma de prevenir,  vacinando cães e gatos com mais de 4 meses ou 120 dias de vida”, disse Alessandra da Costa Carvalho, coordenadora de Vigilância em Zoonoses.

Ela ainda chamou atenção dos que passavam pelo evento sobre a Posse Responsável. “A Posse Responsável significa cuidar de cães e gatos, assumir total responsabilidade, mantendo-os em perfeitas condições de saúde, cuidado e afeto. Abandono de animais é crime previsto na lei federal 9605, de 1998. Portanto, cuide bem dos seus animais,” completou a coordenadora.

De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo este é mais um evento que visa fomentar a Orla do Porto, através criando atrativos para que a população possa desfrutar deste equipamento público e prestigiar também o artesanato, exposto na Vila Cuiabana. “É uma maravilha ver aqui cheio de famílias com suas crianças e seus animais. No sábado, na hora do desfile, tivemos um contratempo natural que foi a chuva, o que não acarretou nenhum prejuízo para a produção do evento, nem para quem estava aqui. Muito pelo contrário, tivemos a oportunidade de dar mais um dia para que os concorrentes se preparassem e realizassem este lindo espetáculo”, pontuo Francisco Vuolo.  

Diversão - Mas nem tudo é seriedade, o local reuniu nos dois dias centenas de crianças que se divertiram com seus bichinhos. E muita gente caprichou na fantasia dos “pets” tinha de tudo um pouco, de jogador de futebol, a super-heróis, de príncipes e princesas, a fadas, borboletas e abelhas. Tinha cachorros micro, pequeno, médio, grande e de todas as raças.

“Eu to achando massa, meu cachorrinho é meu xodó! Meu companheirinho, tudo que faço ele está junto e, hoje eu trouxe ele aqui para ele poder curtir também um momento entre os seus”, falou Aline Duarte, dona de um yorkshire de 5 anos.

“Eu vim com ele para gente concorrer juntos na categoria 'Cão que é a cara do dono'. Eu me vesti de Minie e ele de Mickey e fizemos sucesso, até ganhamos o prêmio na categoria”, comemorou Natália de Souza.   

O BloCão teve 55 animais inscritos para o “Cãocurso” nas categorias Cão Simpatia, Cão mais Cuiabano e Fantasia mais Bonita, Miss Simpatia e o Cão que é a cara do dono, que deu aos vencedores prêmios em ração do primeiro ao terceiro lugares, de cada categoria.