/ CONJUVE

12 de Julho de 2019 14h57

Festival da Juventude marca posse de Conselho e insere jovens em contexto político em Cuiabá

12/07/2019

NAIARA LEONOR

Davi Valle

Palestras, oficinas, apresentações culturais e protagonismo político são algumas das ações que serão ofertadas aos jovens de Cuiabá no primeiro Festival da Juventude. O evento acontece dia 09 de agosto, na Orla do Porto. As inscrições para as palestras e oficinas já estão abertas na Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e a participação é gratuita.

O Festival será dividido em dois momentos e vai acontecer das 13h às 22h do dia 09 de agosto. No período vespertino, serão realizadas as palestras e oficinas com a temática Cidadania. Crimes cibernéticos, bullying, segurança no trânsito, primeiro emprego, teste vocacional e ensino superior são alguns dos temas que serão abordados. Já na parte da noite, a temática Cultural comanda o evento com oficina de capoeira e de cheerleaders, batalha de hip hop, apresentações de Siriri e Cururu, Bateria das Atléticas e grupos musicais. No dia também será dada posse oficial aos conselheiros do Conjuve.

O lançamento do Festival foi realizado na última quarta-feira (10), no Salão Nobre do Palácio Alencastro e contou com a presença do prefeito Emanuel Pinheiro, que falou sobre a importância da voz do jovem na política brasileira.

“A juventude tem que ter participação efetiva na política. Nós temos que ter a voz da juventude na Câmara Municipal, na Assembleia Legislativa, no Congresso Nacional, como temos agora com o Conjuve. Então, essa participação efetiva vai enriquecer a nossa sociedade, os debates, as construções de políticas públicas e vamos avançar muito mais rápido para esse ideal de sociedade. E me deixa muito orgulhoso como prefeito da terra em que eu nasci, a nossa capital dos 300 anos, saber que a nossa Prefeitura de Cuiabá está anos luz a frente de outras unidades da federação. Um orgulho demais ter vocês aqui, orgulho demais ter a participação de todos e com esse ufanismo cuiabano, com espírito da juventude eu declaro instalado o Festival da Juventude”, pontuou o prefeito de Cuiabá com animação.

O comentário de Pinheiro sucedeu a colocação da presidente do Conselho Estadual da Juventude de Mato Grosso, Thais Brasil, que disse acreditar que a criação do Conjuve Municipal como política de inclusão dos jovens coloca Cuiabá anos luz a frente de outras cidades e estados do país, e evidencia o compromisso da gestão com a juventude cuiabana.

“Como representante do Conjuve estadual, quero dizer que é uma grande honra saber que a capital de Mato Grosso demonstra o quanto valoriza a juventude. Este festival é um exemplo de que quando a gente quer, forças existem para fazer acontecer. Parabenizo a vocês por estarem preocupados com o presente e com o futuro da sociedade cuiabana mato-grossense”, comentou Thais.

O conselheiro municipal do Cnjuve, do segmento estudantil secundarista, Juares França lembrou das primeiras reuniões com o prefeito de Cuiabá que resultaram na então ocasião de lançamento do Festival.

“No início do ano nós estávamos nesta sala cobrando que o prefeito criasse o Conselho. E o senhor deu a oportunidade que nós criássemos a Lei que foi enviada para aprovação na Câmara Municipal. Nós cobramos os vereadores para aprovarem e hoje estamos aqui para lançar o Festival. Isso demonstra que não ficou só no papel, demonstra a sua disposição em dialogar com a juventude e construir junto conosco”, enfatizou Juares.

O Conselho Municipal da Juventude é vinculado à Secretaria de Cultura Esporte e Turismo, mas receberá apoio de outros Pastas da Prefeitura de Cuiabá. “É importante envolver, não só a nossa Secretaria, que é a timoneira neste processo, mas também outras Secretarias, como a de Educação, de Assistência Social, de Saúde, enfim todos os elementos que convergem para a melhoria das políticas públicas para a juventude”, ressaltou o secretário de Cultura, Francisco Vuolo.

A realização do Festival da Juventude também recebe apoio de entidades parceiras, que irão contribuir com a execução de palestras, oficinas e apresentações culturais no evento. Estiveram presentes representado as entidades parceiras: secretário adjunto Municipal de Turismo, Marcelo Pires, diretor Municipal de Turismo, Rogério Bento Noronha, diretor de eventos, Hermam Meira de Oliveira, a representante da Comissão Infância e Juventude da OAB, Roberta Arruda Chica Duarte, o coordenador do projeto “OAB vai à Escola”, Luis Felipe Monteiro da Silva, o presidente da Comissão Jovem Advocacia da OAB, Pedro Henrique Marques, o coordenador adjunto do projeto “OAB vai à Escola”, Wilson Alves de Lima Filho, o chefe de operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Alvino Domingues, a chefe de operações interina da PRF, Iara Alves dos Santos, a diretora do Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Maria Anunciada, a representante do Rotaract, Paula Cozer, a consultora de atendimento do CIEE, Fabiana Alves, a coordenadora da Faculdade de Cuiabá (FAUC), Jorgete Barros, o coordenador-geral do Fórum Mato-grossense de Capoeira, mestra Visquival de Campos.

 

Mais informações sobre inscrições para palestras e oficinas do Festival da Juventude com a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo pelo telefone  (65) 3617-1261.

 

Confira a programação de palestras e oficinas do Festival da Juventude de Cuiabá:

 

Comissão da jovem Advocacia (OAB)

- Primeiro Emprego

- Crimes Cibernéticos

Comissão da infância e Juventude (OAB)

- Suicídio, bullyng e automutilação nos jovens.

Comissão da Igualdade Racial (OAB)

- Ações afirmativas na Educação pública.

Polícia Rodoviária Federal (PRF)

- Segurança no trânsito

Polícia Militar (PM/MT)

- Programa PROERD

Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)

- Cadastro de currículos no sistema do CIEE

Rotaract Club de Cuiabá

- Confecção de currículos

- Oratória: protagonismo ao falar em público

Faculdade de Cuiabá

- Teste vocacional

Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

- Informações sobre os cursos da instituição

Liga das Atléticas

- Oficina de Cheerleader

Fórum Mato-grossense de Capoeira

- Oficina de capoeira