Cultura, Esporte e Lazer / Esporte

14 de Fevereiro de 2017 13h42

Esporte e Educação delineiam retomada do “Bom de bola, bom de escola”

14/02/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

Arquivo

A secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e a de Educação, reuniram-se para delinear metas de efetivação e politicas públicas que contemplem Programas e Projetos Sociais, a partir do “Bom de Bola, Bom de Escola”. No encontro que ocorreu nesta terça-feira (14), os secretários-adjuntos de Esporte Edilson Odilon Silva, de educação Edilene de Souza Machado e demais representantes das Pastas, dialogaram sobre o “Plano Piloto” que será apresentado ao Prefeito Emanuel Pinheiro, para dar andamento ao projeto.

De acordo com o adjunto Odilon, a ideia principal é criar uma perspectiva que possibilite aos jovens o acesso à prática esportiva em dimensão educacional com olhar na formação cidadã. Conforme salientou, o programa deverá contar com uma equipe multidisciplinar, focada também em outras modalidades esportivas como;  futsal, atletismo, basquetebol, handebol, vôlei e o badminton.

Destacou também que para a implantação do programa que ressurge com o objetivo de acompanhar o desempenho escolar dos alunos, evitando a evasão escolar e proporcionando a inclusão social por meio da descoberta de novos talentos, dois “Termos de Compromissos” serão firmados. “O primeiro de Cooperação Técnica entre as Secretarias e Conselhos Municipais envolvidos e o segundo entre a família dos alunos e a Prefeitura de Cuiabá, para garantir frequência no projeto” enfatizou Odilon.

Já a secretária adjunta, Edilene Souza, externou que além dos assuntos pontuados na reunião como locais de aplicabilidade, turmas, turnos, profissionais, categorias e parcerias privadas, é de suma importância incluir ao programa, orientações psicopedagógicas para os atletas  e familiares inclusos.

“Queremos ver nossos ginásios e miniestádios tomados pelo esporte. Entretanto, também é nosso objetivo incluir o jovem que está fora da escola. Por essa razão é importante o acompanhamento psicopedagógico. Com a ação, vamos despertar o gosto pelo esporte e consequentemente pelos estudos. Vale lembrar que o projeto também será mais uma opção de lazer para a população cuiabana. Assim, nosso compromisso não será apenas formar craques no esporte e mas formar cidadãos”, finalizou Edilene.