Cultura, Esporte e Lazer / VALORIZAÇÃO

07 de Abril de 2019 18h35

Emanuel consolida parcerias e reforça compromisso em prol do turismo

07/04/2019

LUCIANA SOUZA

Luiz Alves

A tradicional Comunidade São Gonçalo Beira Rio foi palco das ações dos festejos em prol dos 300 anos neste fim de semana. Em uma cerimônia repleta de alegria e muito chá com bolo, o prefeito Emanuel Pinheiro presentou os cuiabanos com quatro importantes projetos, que irão reforçar o desenvolvimento da cidade, principalmente na área do turismo.

Pinheiro deu início à programação, recepcionando a tradicional Cavalgada. Logo em seguida, o chefe do Executivo assinou o decreto que transferiu, simbolicamente, o Paço Municipal para a comunidade ribeirinha, onde as raízes de Cuiabá começaram a se desenhar. Também lançou a Campanha “Cuiabá Calorosa” e também o Selo e Carimbo em alusão ao tricentenário e, concretizou o tratado com a cidade italiana de Comune Di Oppido Mamertina, localizada na região da Calábria, por meio do projeto “Cidades Irmãs”, que beneficiará jovens de ambas as regiões, com um intercâmbio, difundido as suas culturas.

Além disso, foi apresentado o projeto Marco Zero - que contemplará a comunidade com um monumento simbólico, contendo os batelões (tipo de embarcações para navegação em operações próximas às margens de águas rasas, usada pelos bandeirantes).

“Um dia de muita felicidade. Não poderia ter outro lugar para que concretizássemos essas importantes ações em prol da Cuiabá dos 300 anos, senão aqui, onde nossa história começou. Fiz um compromisso com os cuiabanos de levar nossa cultura para o mundo e, hoje, parte disso está sendo concretizado, através desses importantes lançamentos. Por eles, nossa história será difundida ao mundo. Para isso, mais uma vez, contamos com nossos parceiros, que acreditaram nas ideias e abraçaram as ações”, destacou Pinheiro, no último sábado (6)

Ao lado do senador Wellington Fagundes, do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, do prefeito da cidade italiana, Dominico Gianneta, Emanuel Pinheiro lembrou que a comunidade ribeirinha, atualmente, está sendo conhecida pelo mundo, por intermédio da cultura local, com o grupo Flor Ribeirinha.

“Olha a importância de se investir nas nossas raízes! Lutar pela sua valorização. Não desistir da nossa gente. Foi não desistindo, que a Flor hoje, é reconhecida pelo mundo. E isso, eu, como gestor público, quero que aconteça com todos os artistas que aqui vivem e contribuíram tanto para que a cidade pudesse chegar nesse marco. E esses que estão aqui ao meu lado, são parte de tudo que estamos alcançando. Homens que lutam pelo estado, por Cuiabá e que vão sempre ser amigos dos cuiabanos, trazendo mais benfeitorias para a terra”,  acrescentou o prefeito.

De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, responsável pelo desenvolvimento das ações, a consolidação dos projetos traz novas ferramentas, que juntas ampliam o acesso da população à cultura e ao turismo, resgatando e valorizando as raízes locais.

“Nossos três séculos de história estão nas linhas desses projetos. Cada um com sua essência somarão ao processo de transformação da nossa terra, difundindo o enredo cuiabano pelos quatro cantos do mundo e encantado quem aqui chega. São ações, que desenvolvidas, incentivam os setores e fomentam a economia da cidade, pois impactam em vários setores. Além disso, marcam mais uma etapa do programa de governo do prefeito, que vem trabalhando assiduamente em prol da inclusão da população, levando serviços de qualidade e de oportunidades aos mais carentes”, disse Vuolo.

Campanha “Cuiabá Calorosa” – A Campanha está sendo desenvolvida desde o final do ano passado e faz parte do Plano de Governo da gestão atual em prol do turismo. Ela é composta pela folheteria - formada por um rico material que mapeia desde a culinária até as áreas de lazer e entretenimento de Cuiabá, além de trazer também um pouco da história da cidade; e um belo site, que traz todo material da folheteria, onde os interessados podem imprimi-los, além de ter um espaço para cadastrar eventos - isso sem custo algum. Segue o endereço para acessar o site: www.turismo.cuiaba.mt.gov.br

Selo e Carimbo em alusão ao tricentenário - Ao todo, foram disponibilizados 2.280 selos.  Uma parte desses será disponibilizada, gratuitamente, à população, a outra parte ficará com Executivo Municipal, sendo utilizada em suas correspondências. Já o Carimbo comemorativo será usado na Agência Central dos Correios, da Praça da República, por 30 dias. Após esse período, ele vai para o museu da rede de Correios. Para lembrança, o município comprou uma réplica do carimbo.

Cidades Irmãs – A assinatura do tratado entre Cuiabá e a cidade de Comune Di Oppido Mamertina oportunizará a jovens que participem e um intercâmbio, difundido a troca de conhecimentos e fomentando o turismo e a cultura de ambas as cidades. “Estamos muito gratos por fazermos parte desse momento especial que a cidade brasileira vive. Recebemos com satisfação o protocolo de intenções e vamos trabalhar juntos para que esses jovens tenham uma boa experiência em ambas as terras”, declarou o prefeito da cidade italiana, Dominico Gianneta.