Cultura, Esporte e Lazer / COMPROMISSO CUMPRIDO

10 de Abril de 2018 17h04

Emanuel assina ordem de serviço para retomada das obras na Praça de Esporte e Cultura do Jardim Passaredo

10/04/2018

BRUNO VICENTE

Gustavo Gustavo

Arquivo

Direcionar a visão de uma gestão sensível e inclusiva para os bairros mais carentes da Capital. Foi com esse propósito que o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, assinou na manhã desta terça-feira a ordem de serviço para o reinicio do trabalho de construção da Praça de Esporte e Cultura do bairro Jardim Passaredo. Paralisadas há cerca de quatro anos, a retomada da obra faz parte da programação de comemoração dos 299 anos da cidade e será executada pela Vanka Construtora. A empresa possui o prazo de 180 dias para entrega do complexo.

Com aproximadamente 7 mil metros quadrados, a área abrigará, além de um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), uma quadra coberta, quadra de areia, pista de skate, pista de caminhada, auditório para apresentações culturais, biblioteca, sala de informática, sala para cursos e oficinas, aparelhos de ginástica e playground. A expectativa é de que o novo espaço de lazer e recriação beneficie mais de cinco mil moradores. Ao todo, são R$ 2.646.000,00 sendo investidos na construção.

Conforme dito pelo prefeito Emanuel Pinheiro, essa pode ser considerada uma das obras mais emblemáticas da gestão, pois faz parte de um pacote de estruturas visitadas pelo chefe do executivo no inicio de 2017 e encontradas com os serviços estagnados. Ele lembrou ainda que, ao se deparar com a situação, determinou que todo secretariado adotasse uma política de tolerância zero às obras paralisadas e, consequentemente, ao desperdício do dinheiro público. Na época, Pinheiro enfatizou que nenhuma outra obra de grande magnitude seria lançada sem que os procedimentos para retomada das antigas estivessem bem encaminhados.  

“É uma obra que, por conta do longo tempo de abandono, foi depredada e ficou mais cara. Estávamos quase perdendo o recurso, oriundo de um convênio com a Caixa Econômica Federal, mas trabalhamos muito para não deixar que isso acontecesse. Nossa atuação está baseada no entendimento de que promover mais qualidade de vida para o cidadão não é gasto, é investimento. Por isso, estamos ampliando nosso conceito de qualidade de vida para os bairros mais afastados da região central. A maioria da população vive nas comunidades mais distantes. Portanto, nada mais justo que democratizar esses espaços de lazer e entretenimento para a população”, comentou Emanuel.

Para a presidente da Associação de Moradores do Jardim Passaredo, Benedita Cândida Silveira, o momento era muito esperado pela comunidade, que há vários anos vinha reivindicando o reinicio do trabalho no local. Ela destaca que o ato realizado nesta terça-feira simboliza o cumprimento de uma promessa feita pelo prefeito Emanuel Pinheiro que irá favorecer não só os moradores do Jardim Passaredo como também os de outras comunidades da região Sul de Cuiabá.

“Tínhamos uma grande expectativa de ver essa obra retomada e, posteriormente, concluída. No início de 2017, Emanuel veio nos fazer uma visita e prometeu que iria dar andamento aos trabalhos para conclusão desse importante espaço para todos nós. Hoje, ele está cumprindo com a palavra. Em nome do Jardim Passaredo e região, só tenho a agradecer ao prefeito e seu secretariado, que não pouparam esforços. Agora, vamos apenas aguardar a conclusão das obras para fazer uma grande festa”, finalizou a presidente.

Também participaram do ato de lançamento os secretários municipais de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues, de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, os adjuntos de Relações Comunitárias, Jonail da Costa, de Esporte, Edilson Odilon, de Infraestrutura, Júlio Malheiros, o presidente da União Coxipoense de Associação de Moradores (Ucam), José Mauricio, e diversas lideranças comunitárias.