Cultura, Esporte e Lazer / READEQUAÇÃO

16 de Março de 2017 14h07

Dutrinha deverá retomar as atividades em breve

16/03/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O Secretario de Cultura, Esporte e Turismo, Renato Anselmo Vilela e o Secretario-Adjunto de Esportes, Edilson Odilon, realizaram na quarta-feira (15), uma visita ao Estádio Eurico Gaspar Dutra “Dutrinha”, em companhia de representantes do Corpo de Bombeiros Militar e engenheiros municipais, para apresentar o projeto de readequação à Juíza, Patrícia Ceni - do Tribunal de Justiça de Mato Grosso - Juizado Especial do Torcedor (JET), com o objetivo de sanar definitivamente os problemas estruturais do local.

Desde 2015, a sociedade vem reivindicando o retorno das atividades esportivas. Todavia, depois da uma audiência realizada, na ultima sexta-feira (14), entre o secretário, o adjunto, e o Juizado Especial do Torcedor, foi determinada, esta visita técnica “in loco”, para avaliar as condições do local, bem como, atender o anseio da população começando pela restauração do muro.  

No encontro também ficaram definidas as alterações no projeto inicial. Dentre elas, a divisão das torcidas rivais, troca das telas de proteção (portões e interna), aumento na altura do muro em todo o estádio, e a restauração das arquibancadas.  

“Esse acompanhamento da juíza, às instalações do “Dutrinha”, foi essencial para que o projeto siga as suas orientações, principalmente, pela questão da segurança do público, explicando a nós, e aos nossos engenheiros como proceder. Também serviu para mostrar à justiça, que a Prefeitura esta empenhada, em agir conforme a Lei determina”, ressaltou o titular da Pasta.

Para a magistrada, esta parceria com a administração Emanuel Pinheiro, irá viabilizar a liberação do Estádio para a população o quanto antes. No entanto, é necessário que ele atenda as questões de segurança e acessibilidade. Principalmente por se tratar de uma construção antiga, pensada em outro momento, e em outra situação, e que, segundo ela, não atendem a legislação atual.

“O nosso objetivo é garantir a segurança do evento e do consumidor. Devemos fazer tudo para proteger as famílias que frequentam este ambiente. Nossa preocupação vai além da estética, queremos assegurar o divertimento do povo cuiabano, ocorra com tranquilidade. E para que isso aconteça, as secretarias e a gestão atual, tem sido muito parceiras”, frisou Patrícia.

De acordo com o secretário adjunto de Esportes, Edilson Odilon, o próximo passo será aguardar o relatório dos engenheiros e bombeiros, para inseri-los ao projeto, de maneira que não onere aos cofres da prefeitura ou do estado.

“Vamos trabalhar incansavelmente para acelerar a aprovação e liberação do “Dutrinha”, para que ele possa ser devolvido aos atletas e as federações e as torcidas”, enfatizou Odilon.