Cultura, Esporte e Lazer / PARTICIPE

12 de Julho de 2020 06h00

Do ping pong ao tênis de mesa: aprenda em casa técnicas para iniciar no esporte

12/07/2020

NAIARA LEONOR

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer promove, no período de 25 de julho a 28 de agosto, o curso de iniciação ao tênis de mesa, que será realizado via live em sua página no facebook. Com inscrições abertas e gratuitas, as aulas serão ministradas pelo professor Sandro José Abrão, presidente da Federação Mato-grossense de Tênis de Mesa. Será entregue certificado aos inscritos ao final da formação.

Ping pong ou tênis de mesa? Se você está se perguntando qual a diferença, eis aqui a resposta! De acordo com Sandro José Abrão, professor da modalidade há mais de 20 anos, a diferença está nas regras e no material técnico. Enquanto o ping pong é uma prática lúdica, para momentos de descontração, o tênis de mesa vem como um esporte olímpico desde 1988, que exige respeito às regras e material técnico específico para que o chamado “efeito” seja executado durante o jogo.

“O tênis de mesa é uma modalidade onde o raciocínio lógico é muito desenvolvido, as tomadas decisões são em frações de segundo, acompanhando a velocidade da bola. Além disso, da coordenação motora, visão sistêmica e concentração também são muito trabalhadas no tênis de mesa”, explica o professor Sandro.

Dividido em oito módulos, o curso busca formar novos atletas do tênis de mesa, com aulas teóricas e de prática online. Os participantes irão aprender a história do esporte, as diferenças das duas modalidades, técnicas de desenvolvimento motor. Além disso, ele também é voltado pra formar educadores físicos. O módulo 5 se dedica a contextualizar o tênis de mesa na educação Física Escolar.

“Você começa um processo de adaptação das crianças para elas aprenderem primeiro a controlar a raquete e a bolinha, trabalhando a concentração de forma lúdica. Em um próximo passo é que vamos lapidando os movimentos, respeitando o ciclo do desenvolvimento motor. E temos também os valores do esporte que, apesar de ser uma modalidade individual, necessita do outro para treinar, então trabalhamos a cooperação, a determinação, a superação e o fair play”, pontua o professor.

Para realizar sua inscrição e/ou saber mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (65) 9 9603–5737 ou enviar um e-mail para eventos@cuiaba.mt.gov.br. O curso será transmitido via live na página da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo facebook/SMCELCBA. O curso tem o apoio da Federação Mato-grossense de Tênis de Mesa e da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.

Confira conteúdo programático, datas e horários:

Módulo 01 — Data 25/07 — das 15:00 as 17:00h — Iniciação a Modalidade (Diferença do Material, Regras, Histórico)

Módulo 02 — Data 01/08 — das 15:00 as 17:00h — Principais Fundamentos do Tênis de Mesa;

Módulo 03 — Data 08/08 — das 15:00 as 17:00h — Noções de Efeito;

Módulo 04 — Data 15/08 — Tênis de Mesa e os Estágios de Desenvolvimento Motor;

Módulo 05- Data 22/08 — O Tênis de Mesa na Educação Física Escolar;

Módulo 08- Data 22/08 — Iniciação ao Treinamento para o rendimento.