Cultura, Esporte e Lazer / CULTURA

04 de Julho de 2018 10h51

Curso capacita 31 multiplicadores da arte de contar histórias

04/07/2018

ALESSANDRA BARBOSA

O projeto “Seja Um Contador de Histórias” aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura no Edital de 2017 finaliza como mais uma iniciativa eficaz, que visa somar ao desenvolvimento de políticas públicas de cultura, voltadas ao incentivo da leitura e a formação de novos multiplicadores. Os selecionados vivenciaram todas as nuances desta arte, com orientação da artista Alicce Oliveira.

Depois de participarem dos encontros realizados aos sábados, no auditório do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (IFMT), os alunos colocaram à prova o aprendizado em apresentações de histórias inspiradas pelos livros que cada grupo selecionou. Ao todo, 31 alunos foram capacitados para operar em diversos segmentos, utilizando a arte da contação de histórias.

De acordo com Alicce, houve muito empenho. “Foram dias de muita leitura, pesquisa e ensaio. A propósito, foi neste momento que tivemos ainda mais surpresas, pois cada grupo foi muito criativo com suas propostas. Cada um foi descobrindo e revelando suas habilidades. Teve aprimoramento das performances, confecção de objetos e gente estimulando sua habilidade para o canto”, diz animada. “O músico Alvani, a exemplo, compôs uma música especialmente para a história narrada que deu o nome de ‘A vaca que botou um ovo’”.

Outro participante que apostou na inventividade foi o artista Péricles Anarcos, que além de ator e dramaturgo, descobriu sua veia de contador de histórias. “Ele se apresentou utilizando-se de uma técnica muito peculiar na contação de histórias, a manipulação de objetos que ele mesmo criou. A história escolhida foi ‘O velho, o menino e o burro’, inspirada na fábula de La Fontaine e ambientada em nossa região”, conta ela.

O curso também chamou a atenção de profissionais de grande renome no cenário nacional, como a escritora Fernanda Munhão - autora do livro "Mila" que baseou um dos trabalhos, a narradora de histórias e escritora Clea Busatto e o jornalista, narrador e “sociólogo” sul mato-grossense, Andriolli Costa que repercutiram na internet - ou junto ao grupo - suas impressões sobre o trabalho de Alicce. “Foi uma temporada intensa e de muitas emoções”.

Paralelamente às aulas do curso, Alicce Oliveira também circulou por cinco escolas da rede municipal de ensino, encenando este mesmo espetáculo. Mais de 630 pessoas da comunidade escolas, entre crianças, adolescentes e equipes pedagógicas, puderam se divertir com as apresentações estrategicamente realizadas com fins de despertá-los para a importância da leitura. 

De forma envolvente, brincante e com canções inspiradas nas manifestações folclórica regionais do siriri e cururu, ela conduz a plateia a uma viagem imaginária pelos cerrados, rios, baías, pantanal e chapadas de Mato Grosso. Crianças e adolescentes de quatro escolas da Capital, como os EMEB Penha de França, EMEB Estêvão Alves Corrêa. Foram mais de 210 espectadores, entre crianças, jovens e adultos que se divertiram com os espetáculos encenados pelos alunos do curso.

Nas duas frentes do projeto, curso e mostra paralela, estudantes do Instituto de Educação da UFMT desenvolveram trabalho de monitoria.