Cultura, Esporte e Lazer / DISPUTA

03 de Agosto de 2018 11h34

Cuiabá sedia três competições nacionais de Boxe

03/08/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Começa neste domingo (05) e segue até o próximo sábado (11), no Ginásio da Lixeira, três competições nacionais simultâneas voltadas para o boxe. Os eventos serão o 16º Campeonato Brasileiro Feminino Elite, o 3º Campeonato Brasileiro Feminino Juvenil e o 11º Campeonato Brasileiro Masculino Cadete. Juntos, eles reunirão 19 estados brasileiros e 220 atletas, que lutarão pelo pódio em suas respectivas categorias. Estas disputas são realizadas pela Confederação Brasileira de Boxe e pela Federação Mato-grossense de Boxe, com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.


O boxe masculino do Brasil está passando por uma renovação gigantesca. Depois das Olimpíadas do Rio 2016, alguns se profissionalizaram, outros se aposentaram e, atualmente, apenas um atleta desta época está na seleção. E buscando fortalecer a nova leva de boxeadores, a Confederação Brasileira tem promovido campeonatos, focando muitos de seus esforços para as competições femininas, à medida que também investe na nova geração do boxe masculino, na categoria cadete (15 e 16 anos). Dentro deste cenário, Beatriz Ferreira é o grande nome para este ciclo e já está entre as melhores do planeta na categoria até 60 kg. Ano passado, ela perdeu apenas uma luta em toda a temporada.


E para o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, “é função do município incentivar as mais diversificadas práticas esportivas, principalmente as que trazem atletas de alto rendimento e de renomes internacionais, que podem se tornar ídolos para os jovens iniciantes na modalidade. A secretaria tem buscado e efetivado parcerias com diversas federações em prol do desenvolvimento do esporte em Cuiabá e este é o segundo evento de grande porte que a nossa pasta está apoiando. Em junho, recebemos o brasileiro de Taekwondo, e desta vez sediamos três campeonatos de boxe. Com isso, vamos avançando nas ações esportivas, comprovando que nossa cidade pode sim acolher este ou quaisquer outros eventos, tanto no segmento cultural, bem como turístico e esportivo. Para nós é uma honra receber esses atletas aqui.”, destacou.


Para o Presidente da Federação Mato-grossense de Boxe e ex-pugilista, Sebastião da Silva Borges, é sempre um desafio trazer um evento dessa dimensão para Cuiabá, pois demanda muito trabalho, organização e atenção. Os atletas e a comissão técnica chegam no sábado (04) e permanecem até o próximo dia 12.
“Essa é a terceira vez que este campeonato é realizado em Cuiabá. A Confederação tem nos apoiado muito. Estivemos em São Paulo para participar da votação da cidade sede deste ano e tivemos 19 votos favoráveis para sua concretização aqui. Um dos fatores que sempre pesa na escolha é a praticidade para os atletas e a estrutura oferecida pelo município para sua realização. Quero agradecer o apoio da Prefeitura de Cuiabá que nos ajudou a viabilizar o evento. Garanto que teremos uma semana de lutas espetaculares”, concluiu o presidente.

Serviço
Assunto: Competições nacionais de boxe
Data: de 05 a 11 de Agosto
Local: Ginásio da Lixeira
Horário: das 15h30 às 21h