Cultura, Esporte e Lazer / INCENTIVO

12 de Outubro de 2017 14h16

Cuiabá sedia 3ª Copa de Bandas e Fanfarras nos dias 14 e 15 no Complexo Dom Aquino

12/10/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Com a proposta de manter viva a tradição de bandas e fanfarras, a Prefeitura de Cuiabá está contribuindo com a Sociedade Mestre Inácio de Fanfarras de Mato Grosso para a realização da 3ª Copa de Bandas e Fanfarras, nos dias 14 e 15 de Outubro, a partir das 14h, no ginásio do Complexo Esportivo Dom Aquino. O encontro vai reunir bandas musicais de Mato Grosso, Rondônia, Acre e Mato Grosso do Sul, com a expectativa de reunir 1,5 mil músicos.

A Sociedade Musical Mestre Inácio de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso tem o objetivo de incentivar a cultura musical, proporcionando aos jovens e adolescentes a oportunidade de desenvolver suas aptidões musicais criando um intercambio estudantil entre os alunos de escolas públicas, privadas de Cuiabá e de outros municípios brasileiros.

O evento também vai possibilitar o crescimento técnico dos participantes ao se prepararem para as apresentações, como também a formação de público para a música. Estão inscritas 25 bandas e fanfarras de Cuiabá e Várzea Grande e mais 60 do interior e demais estados participantes que irão demostrar conhecimento rítmico, harmônico e musical.

Um dos incentivadores desta modalidade sonora é o vice-prefeito Niuan Ribeiro, que atendeu o pedido do mestre Paulo Célio dos Santos, que há 23 anos desenvolve este trabalho na capital.

“As fanfaras me remetem ao tempo de infância, muito bonito, principalmente, quando tinham desfiles cívicos. A melodia unida ao soar dos tambores é uma maneira única de resgatar a tradição e bandas e fanfarras. Tanto no ambiente escolar, nas corporações musicais, elas auxiliam na formação social, no rendimento do aluno, além de ser um atrativo para toda a comunidade” relembra.

O presidente da Sociedade Musical Mestre Inácio de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso, Paulo Célio dos Santos, destaca que o evento é aberto e gratuito para toda a população. “Convidamos toda sociedade cuiabana prestigiar as apresentações da 3ª Copa. Vamos iniciar as apresentações no sábado às 14h30 às 22h, retornando no domingo no mesmo horário até concluirmos todas as apresentações e finalizarmos com a premiação”, explica. 

As categorias participantes da disputa são infantil, infanto juvenil, juvenil, senior e master. Sendo avaliados os quesitos de rítimica, musical, harmonia, corpo coreográfico, balisa e balisador e condutor da banda ou maestro. A premiação é  troféus e medalhas para os três primeiros lugares.