Cultura, Esporte e Lazer / ESPORTE

07 de Maio de 2018 10h31

Cuiabá se prepara para sediar o Campeonato Brasileiro de Taekwondo

07/05/2018

ALESSANDRA BARBOSA

A Prefeitura de Cuiabá, por intermédio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, reuniu na última sexta-feira (4), na sede da secretaria, representantes da Federação de Taekwondo de Mato Grosso FTKDMT, para alinhar as ações necessárias na realização do Campeonato Brasileiro de Taekwondo, que vai acontecer em Cuiabá entre os dias 08, 09 e 10 de Junho, no Ginásio Aecim Tocantins.

O Campeonato Brasileiro de Taekwondo Cuiabá 2018, contará com cerca de mil atletas, que competirão durante três dias, nas categorias infantil, cadete, juvenil e sub 21, além de equipe técnica e familiar dos atletas. Na ocasião, também haverá a apresentação de grupos culturais, além da realização do concurso Miss Brasil Taekwondo.  O evento chega com a finalidade de facultar as melhores condições de competição para os atletas que se preparam durante meses para participarem deste campeonato nacional que garante vaga na Seleção Brasileira de Taekwondo e ainda garante a elevação no ranking da modalidade, de acordo com cada categoria.

De acordo com secretário de Cultura, Esporte e Turismo o evento vai comtemplar todas as pastas que compõem sua secretaria, estimular os atletas cuiabanos e ainda celebrar os 299 anos da Capital.

“O Campeonato deverá projetar nossa cidade para o restante do país, como mais uma cidade de referência para o taekwondo brasileiro e, nós da Prefeitura de Cuiabá não poderíamos ficar de fora. Acredito que teremos aqui um grande evento com a inclusão de atrações culturais locais e, ainda apresentar Cuiabá aos atletas, que também são turistas, os atrativos turísticos da nossa Capital. E tudo isso, fazendo parte da programação de comemoração de aniversário de Cuiabá”, ressaltou Vuolo.

A Federação de Taekwondo de Mato Grosso - FTKDMT visa proporcionar a prática do Taekwondo, fundamentada na ação socioeducativa, no respeito, da união entre os povos, na formação do caráter, e na dignidade, vislumbrando a fomentação da cultura e do hábito esportivo, favorecendo o esporte, a cultura e a solidariedade entre os atletas e o público geral.

Segundo o presidente da Federação de Taekwondo de Mato Grosso, esta será uma grande oportunidade de proporcionar uma grandiosa festa de integração da comunidade cuiabana e mato-grossense com o Brasil, por meio da participação do esporte e de práticas saudáveis.

“Nós queremos apresentar este esporte olímpico para os jovens cuiabanos, que ainda não o conhecem, como mais uma modalidade forte e de reconhecimento internacional como também, elevar o nível técnico de nossos atletas, diante dos atletas de auto rendimento do esporte. E a parceria com a Prefeitura de Cuiabá por meio do secretário Vuolo, foi fator decisivo para que trouxéssemos este campeonato para cá”, agradeceu Hélio.

O Taekwondo chegou a Mato Grosso em 1982, com a vinda do Grão Mestre Kwang Soo Shin, um dos pioneiros da modalidade no Brasil, que já havia passado cerca de sete anos ministrando aulas no Clube Pinheiros, em São Paulo. O último campeonato brasileiro de Taekwondo realizado em Cuiabá ocorreu em 2009, revelando atletas para equipes nacionais.

O evento está inserido na programação da Confederação Brasileira de Taekwondo e conta com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso e demais parceiros da iniciativa privada.