Cultura, Esporte e Lazer / ECONOMIA E TURISMO

12 de Maio de 2019 18h36

Cuiabá receberá etapa nacional de campeonato de Hard Enduro; conheça esporte

12/05/2019

ANDRÉ GARCIA SANTANA

Como o próprio nome sugere, Hard Enduro significa ação extrema em locais iguais. A corrida de motocross off road mistura endurance (provas de longa duração) com trials (escalada de pedras), coragem e certo sadismo dos competidores. A modalidade começa a ganhar popularidade no Brasil e chega à Cuiabá em julho, com provas realizadas no Parque Tia Nair.

O local foi definido na sexta-feira (10), durante reunião entre organizadores do Cuiabá Hard Enduro, Willians Kauffman e Gustavo Furlaneto, o vice-prefeito, Niuan Ribeiro e secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

De acordo com Willians, a prática ainda concentra competidores nos Estados de São Paulo e Minas. Contudo, a vitória do mato-grossense Gustavo Furlaneto no Campeonato Brasileiro de 2018, voltou às atenções para cá. “No ano passado fizemos a primeira edição e tivemos boa adesão. O principal objetivo é difundir o esporte aqui e no interior do Estado.”

Diante da proposta, Niuan lembra que o esporte concentra atletas de poder aquisitivo médio e alto, o que também deve ser considerado para se entender o impacto na economia. "Tudo isso converge com a proposta do prefeito, Emanuel  Pinheiro, de trazer dinheiro de fora para circular aqui, aquecer o comércio de bares, restaurantes e demais setores, além é claro de contribuir com o esporte.”.

A escolha do Parque Tia Nair leva em consideração a fluidez no trânsito, a infraestrutura do espaço e suas belezas naturais. Lá, as provas se dividem em duas fases, nos dias 13 e 14 de julho. Na primeira delas, o “prólogo”, é que se define os posicionamentos de largada do segundo dia. A estimativa é de que o evento atraia 150 pilotos, o dobro da média registrada no último ano.

Até agora os municípios de Barão de Cocais-MG, Socorro-SP e Ozório-RS, sediaram as três as primeiras fases da competição. Depois daqui, o campeonato segue ainda para as pistas de Morungaba-SP e Poços de Caldas-MG.

Economia e turismo de aventura

Para além dos 150 competidores esperados é preciso considerar que todos contam com suporte técnico, feito por pelo menos um mecânico, e que muitos viajam acompanhados pela família. Para um eventos deste porte, portanto, são esperadas cerca de 500 pessoas utilizando serviços de hotelaria, turismo, transporte, alimentação e diversos outros.

Segundo Vuolo, esta é uma possibilidade de consolidar a Capital como rota no circuito da modalidade, atraindo pilotos não só do Brasil, mas também de países vizinhos. “A ambição se justifica pela localização privilegiada de Cuiabá, no centro geodésico da América do Sul. Em lugares onde o hard enduro já tem tradição firmada, os eventos chegam a reunir 2000 participantes.”

Sobre a vocação da região para os esportes radicais, ele avalia que a realização do Rally Ecológico, na abertura da comemoração dos 300 Anos, foi uma experiência exitosa e que pode ser repetida em outras áreas. “É importante destacar que há atrações voltadas para este público nas proximidades de Cuiabá, como em Nobres, Jaciara e no Pantanal. Isso por si só, já faz daqui um local atrativo.”

A prática em Cuiabá

O campeão brasileiro, Gustavo Furlaneto conta que o esporte é aberto a qualquer um que queira conhecer e que os atletas da região tem se encontrado no distrito do Coxipó do Ouro aos sábados e domingo a partir de 8h da manhã, para praticar. “Quem tiver interesse, é só pegar sua moto e nos procurar. Sempre vai ter algum piloto experimente para dar as primeiras indicações.”

 Mais informações sobre o evento ou sobre o hard enduro podem ser obtidas por meio do contato de um dos organizadores: Gustavo (65996005052).