Cultura, Esporte e Lazer / ESPORTE

13 de Novembro de 2017 09h35

Cuiabá deve sediar Campeonato Brasileiro de Taekwondo em 2018

13/11/2017

ALESSANDRA BARBOSA

O Campeonato Brasileiro de Taekwondo do próximo ano deve acontecer em Cuiabá. Os primeiros entendimentos para trazer o evento para a capital mato-grossense foram debatidos durante uma reunião entre o procurador-geral do Município, Nestor Fidelis, o secretario de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, o presidente da Federação Mato-grossense de Taekwondo, mestre Hélio Ribeiro, e o grão-mestre coreano, Kwang Soo Shin, precursor da arte marcial do Brasil.

A realização do evento deverá ocorrer durante 4 dias em julho do próximo ano e já possui a chancela da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD). O Campeonato Brasileiro de Taekwondo é um dos torneios mais importantes do calendário do esporte e atrai os principais atletas de todo o país para a cidade, já que é válido para o ranking brasileiro, visando conquistar uma classificação para o sul-americano ou para a próxima Olimpíadas.

São centenas de atletas e suas equipes técnicas, vindas das 27 delegações que representam os estados brasileiros, além de toda uma equipe de arbitragem cedida pela confederação. O campeonato abrange as categorias infantil, cadete, juvenil, sub-21, adulto e master.

Conforme o procurador-geral do Município, Nestor Fidelis, praticante da arte marcial desde os 13 anos de idade, o esporte é excelente para aqueles que procuram fazer uma atividade física e buscam uma opção diferente das convencionais aulas de ginásticas oferecidas nas academias. Ele destaca ainda que a luta desenvolve a coordenação motora, trabalha a memória, ensina disciplina e valores, bem como noções de hierarquia e respeito. Além disso, contribui para o desenvolvimento da autoconfiança, liderança, seriedade, paciência e  também humildade.

“Estou muito agradecido por ter sido procurado pela Federação Mato-grossense de Taekwondo, para que a Prefeitura de Cuiabá seja parceira e venha sediar um campeonato nessa proporção em nossa cidade”, destacou Fidelis.

O evento também deverá agregar atrações culturais que mostrarão aos visitantes um pouco da nossa cultura. “Achei excelente a ideia de trazer o campeonato brasileiro para Cuiabá. Vamos nos empenhar no que for preciso, junto à Federação do esporte no Estado para realizarmos um belíssimo trabalho”, completou Vuolo.

Para o presidente da Federação Mato-grossense de Taekwondo, a parceria com o Município trará um reforço a mais para o evento. “Estamos elaborando o projeto com base nos eventos organizados pela confederação. E pretendemos trazer para dentro do evento Miss Brasil Tekwondo e também estamos em negociação para trazer os “K-Tigers”, que faz apresentações de taekwondo em formato de shows. Estamos trabalhando para realizar um grande evento em Cuiabá, para que em 2019 , os 300 anos da cidade, possamos voltar com o sul-americano”, animou Hélio Ribeiro.