Cultura, Esporte e Lazer / COMPROMISSO

05 de Maio de 2019 08h00

Conselheiros do Conjuve são eleitos e participam da 1ª Conferência Municipal da Juventude

05/05/2019

LUCIANA SOUZA

A semana de vários grupos envolvidos em ações voltadas aos jovens foi marcada por importantes conquistas, que consolidaram o compromisso do prefeito Emanuel Pinheiro de dar voz à juventude na política do município. Esse marco se deu pela eleição dos 10 conselheiros do Conselho Municipal da Juventude (Conjuve), que juntos com os outros 10 membros indicados pelo poder público, vão compor a mesa e ajudarão criar políticas públicas completas, que atendam as necessidades da população jovem da Capital.

A eleição aconteceu na tarde da última quinta-feira (2), no auditório da Secretaria de Educação, onde estiveram presentes as entidades que tiveram seus membros habilitadas para concorrer às vagas da mesa.

“Outro momento histórico para nossa Capital, agora agregando à classe jovem. Instituir o Conselho e colocá-lo em funcionamento era uma das metas do prefeito, para que o município contasse com mais esse espaço e pudesse ampliar as ferramentas e acesso ao debate político, não só dessa gestão, mas com em todos os poderes. Dar voz à juventude é investir e preparar os que no dia de amanhã, serão os representantes de toda uma nação. Por isso, após anos e anos, o município de Cuiabá entra na lista de cidades de Mato Grosso com Conselho da Juventude instituído e daqui mais uns dias, em atividade”, destacou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

O órgão é formado por componentes de diferentes esferas do poder público e da sociedade civil organizada. Participam, eleitos para mesa, por exemplo, representantes dos grupos de juventude da mulher, étnico-racial, LGBTQI+, religioso, trabalhador, estudantil universitário, estudantil secundarista e cultura urbana.  

A gente só tem a agradecer a gestão por ter escutando nossas revindicações e ter consolidada essa base, para que tivéssemos um espaço regularizado. Isso é de extrema relevância no contexto atual, onde a voz da juventude veio perdendo forças no cenário político.

“O prefeito parou para olhar nossa classe e manteve a palavra, cumprindo com o prometido no seu plano de governo. Agora, vamos à luta e, com a ajuda do poder público, vamos ampliar os debates, criar condições para os jovens -  principalmente os da periferia, que são os mais excluídos, por falta de informação e preparo, para que possam entender seu papel dentro da formação da sociedade. Espero poder contribuir com essa nossa era e fazer valer a confiança que depositaram em mim”,  ressaltou Francisco Janderson Pereira, da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), que foi eleito à ocupar um dos 10 lugares da mesa, escolhidos por meio da eleição direta.

No total, foram colocados à votação, 20 nomes selecionados no processo de eliminação, realizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, ao longo do mês de abril, onde foram eleitos os 10 mais votados. Os outros 10 componentes são de indicação Poder Executivo Municipal. “Esses estão sendo indicados ainda e os nomes serão divulgados nos próximos dias, completando a mesa”, observou Hermann Meira de Oliveira, diretor de Eventos da Secretaria de Cultura e também membro da comissão de eleitoral.

Dos 20 selecionados para eleição, os 10 com maior número de votos serão eleitos para compor a mesa do Conselho, junto com os outros 10 indicados pelo Poder Executivo Municipal.

Na ocasião, também foi realizado o 1º Congresso Municipal da Juventude, com o tema “Os Desafios da Juventude nesta Era”.  O encontro reuniu além dos gestores municipais, o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, a professora mestra do Instituto Federal, Cristiane Fonseca, a presidente Do Conslho Estadual da Juventude, a advogada Thais Brasil, representantes de várias entidades e alunos da Escola Estadual Nilo Povoas

Os presentes integração uma mesa de debates e se posicionaram acerca dos anseios de todos os segmentos, sempre contextualizando com o tema central da Conferência. Representando a voz da juventude me Brasília, o deputado Emanuel Pinheiro Neto escutou, atentamente, as reivindicações, sonhos e também os conselhos dos que ali se propuseram a falar.

 “É satisfatório ver que a juventude desse país ainda está viva e tentando seu lugar ao sol.  Reconforta o nosso coração, saber que não desistiram, mesmo diante de tantos entraves, de lutar pelos seus direitos. Por isso, parabenizo por toda essa coragem de não se calarem e irem buscar seu lugar nesse cenário. Agradeço por estar aqui, pelo convite, por terem enxergado em mim, alguém que possa contribuir com o processo. Me coloco à disposição para mais momentos como esse”, disse o deputado.

O encontro contou com apresentação do grupo de Hip Hop “Batalha no Alencastro”. Os MC’s expressaram suas ideias por meio das rimas e chamaram atenção para burocratização do uso dos espaços públicos. Pediram a liberdade de acesso no que pertence à sociedade.

 

Lista de eleitos

SEGMENTO

ENTIDADE

TITULAR

Mulher

UBM

Daniella Veyga

Étnica Racial

GRUCON/UNEGRO

Aurélio Augusto Gonçalves

LGBT

UNA

Denner Raul

Religiosa

Federação de Umbanda

Rafael Santos de Oliveira

Trabalhadora

CENTRAL DOS TRABALHADORES DO BRASIL

Francisco Janderson Pereira

Estudantil Universitária

Coletivo Luta e UNE

Wesley Snaipes Correa da Mata Vinicius Leonardo Assunção

Estudantil Secundarista

Coletivo Luta e UBES

Victor Gabriel Fernandes Alves Juarez França Ventura

Cultura Urbana

Associação Mato-Grossense de Skate

Kauan de Moraes Lucena