Cultura, Esporte e Lazer / PERFIL FOLIA

01 de Março de 2017 20h25

Conheça os blocos que inauguraram a “Passarela do Samba cuiabana” na Orla do Porto

01/03/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Gustavo Duarte

Arquivo

Alegria, beleza, diversidade e originalidade são as palavras que melhor descrevem o tradicional desfile dos nove blocos na Orla do Porto, nesta terça-feira (28).  Dos grupos que fizeram brilhar os olhos de quem compareceu ao evento, seis disputaram os primeiros lugares de uma premiação que totalizou R$ 300 mil. Saiba um pouco mais sobre cada um deles;

 

Em 2014 com o objetivo de desconstruir a discriminação religiosa e social, nasceu o Bloco Afoxé Olá, Olá que ritmados ao som dos atabaques, inaugurou a “Passarela do Samba” com 128 componentes na Avenida. O Bloco tem como presidente, o ex-candidato a vereador por Cuiabá, Jorge Baranjak.

O segundo a “cair no samba” na Passarela, foi o Bloco Vaidade.  Comandado pela presidente Cirlene Gomes Pessoa, começaram no Carnaval em 2016, com um grupo de aposentados do Tribunal de Contas e estenderam para amigos e parentes. No desfile estiveram 280 componentes.

Luxo Folia foi o criado em 2016 por moradores do CPA IV e o terceiro a se apresentar. Seu presidente é Toni da Costa Ferreira. O bloco desfilou com 120 componentes entre eles, familiares e amigos.

Do Grupo Especial, os que disputaram os primeiros lugares da premiação, inovaram em suas apresentações, trazendo para a avenida, um formato compacto do que há de melhor nas grandes de escolas de samba.

A Império de Casa Nova mostrou a história e alegria do Circo, contada por palhaços e bailarinas que compuseram a comissão de frente. Nascida no ano 2000, a escola de samba é do bairro CPA III, e desfilou com 1100 componentes. Berenice Carmem da Silva é a presidente.

Em seguida, o Bloco dos Melados, que surgiu em 2003, no bairro Dom Aquino (após uma partida de futebol - por isso o nome melados) e se estruturou em Bom Sucesso, optou este ano, por homenagear a mãe da Presidente Cibele Matos que é “Mãe de Santo”.  Dessa forma, com o tema “Ogum”, o bloco desfilou com 800 componentes.

Boca Suja, o mais antigo de Cuiabá, com 23 anos. Surgiu com a torcida do Mixto. Segundo o presidente Gabriel Augusto Moraes, a homenagem da noite foi para Cuiabá e com o tema “Culturas Cuiabanas” o grupo foi representado por 673 componentes. 

Tradição do Araés, com 10 anos de existência, sob o comando da presidente Edineia Costa, entrou na avenida com o mote Africanidade, contada por seus 1100 componentes.

Outro bloco, que faz parte da história do carnaval cuiabano é o Unidos do Porto, que completa 19 anos e vem sendo passado de pai pra filha – seguindo tradição familiar e, atualmente tem como presidente Eliane Fátima da Conceição. Seu tema foi “A magia de Chapada dos Guimarães”, representadas pelo samba enredo “Mitos e Encantos”, contadas por 1000 componentes.

Fechando a madrugada veio o bloco Banana da Terra, desfilando o requinte e beleza das fantasias luxuosas, afirmando que o Carnaval de Cuiabá, não pode parar. Aos 21 anos de persistência e determinação, encerrou o desfile com as cores vermelho e azul, homenageando a cidade de Parintins (AM), com o folclore dos bois Caprichoso e Garantido. Líder do bloco há dois anos, a Presidente Cleomance Saldanha, popularmente conhecida como “Pretinha” levou 1100 componentes para a avenida.

Além dos desfiles, o público aprovou a organização e a estrutura do evento que esteve aos moldes dos grandes sambódromos do país. Para entrar na avenida, as escolas percorreram um trajeto de concentração e dispersão contando até com recuo de bateria.  

“Trouxemos nossa família toda para prestigiar os desfiles. E estamos impressionados com o rumo quer o carnaval cuiabano tomou. Tanto o público quanto as escolas e blocos, foram tratados com o verdadeiro respeito que o nosso carnaval e cidadão merece. A prefeitura está de parabéns, foi lindo e emocionante”, disse o funcionário público aposentado, Carlos Miguel da Costa.

Para o secretário-adjunto de cultura, Junior Leite, este foi o primeiro de muitos eventos que acontecerão no local. O objetivo foi reviver a cultura e a tradição do Carnaval da Capital, para torná-lo referência em todo Estado. 

“O desafio foi grande, mas acreditamos ter realizado um bom trabalho, tanto na Orla do Porto, quanto no Distrito da Guia e na Praça da Mandioca. Em nome da Prefeitura de Cuiabá e da Secretaria Municipal de Cultura, agradecemos a população por participar dessa festa, que finda sem nenhum registro de ocorrência policial ou de emergência. Os blocos fecharam o evento com um desfile grandioso. E assim, concluímos na certeza de termos feito um trabalho de qualidade, humanizado e com muito respeito a nossa cidade”, Frisou Junior Leite.