Cultura, Esporte e Lazer / CONSOLIDAÇÃO

17 de Setembro de 2018 15h23

Conferência de Cultura oportuniza debate sobre políticas públicas para a área

17/09/2018

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

Criar uma política pública consistente, que tenha uma continuidade estabelecida dentro do âmbito municipal. Foi com esse propósito que a Prefeitura de Cuiabá promoveu no último sábado (15) a 3ª Conferência Municipal de Cultura. Com discussões formuladas a partir do tema central “A cultura como vetor de desenvolvimento econômico e social”, representantes das diversas partes que compõem o campo cultura da Capital tiveram um dia de debate sobre ações que possam ajudar a valorizar as raízes e tradições cuiabanas.

Todo o processo de discussão foi dividido em dois eixos, em que cada um deles era composto de outros pontos com assuntos de relevância para o avanço e consolidação da área. O primeiro – denominado “Gestão e Desenvolvimento” – abriu espaço para temas como: Gestão e implantação dos Conselhos, Planos e Fundos de Cultura (CPF); Financiamentos para a Cultura e Economia criativa e inovação. O segundo eixo foi o de Política Cultura e Cidadania, em que foram debatidos: Democracia, direitos culturais e diversidade; Patrimônio, memória e biblioteca.

“A conferência demonstrou claramente a visão da atual gestão do Município. Ela é um processo que democratiza a discussão para definição das políticas públicas culturais em Cuiabá. Por meio desse evento, tivemos a oportunidade de envolver todas as entidades no âmbito municipal, estadual e federal, com as diversas partes que compõem a área cultural. Com essa possibilidade de debate conseguimos alinhar as definições das ações dos nossos três pilares. O primeiro é o Conselho, que já está constituído. O segundo é o Plano Municipal de Cultura, que estamos trabalhando para implantar. E o terceiro pilar é o aspecto financeiro, por meio do Fundo”, comentou o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

De acordo com o secretário um elemento que demonstra claramente a importância desses eventos é o avanço conquistado em relação ao respeito pelo Conselho Municipal. Segundo ele, o Conselho tem tido um papel fundamental na construção correta de medidas que atenda o aspecto cultural. Ele destaca como exemplo, os 31 projetos culturais aprovados no ano passado e que já vêm sendo colocados em prática ao longo da cidade.

“O nosso grande desafio é fazer com que essa valorização não aconteça exclusivamente na atual gestão. Devemos produzir instrumentos para que as ações, projetos e planos ganhem contorno de políticas públicas, tendo uma sequência, independente do governo que esteja à frente da Prefeitura de Cuiabá. Assim todas as medidas terão uma continuidade consistente. Por isso, a participação dos segmentos, com seus grandes promotores culturais, é de muita importância”, pontuou Vuolo.

Ao final da Conferência, foram eleitos delegados que representarão a Capital durante a etapa estadual, em novembro.