Cultura, Esporte e Lazer / CULTURA

05 de Setembro de 2018 17h20

Conferência de Cultura definirá rumos para o setor nos próximos 10 anos

05/09/2018

Somando esforços para a construção de políticas públicas voltadas à valorização cultural, a Prefeitura de Cuiabá realiza no dia 15 de setembro a 3ª Conferência Municipal de Cultura. O encontro também acontece em escalas estadual e federal, mobilizando artistas e agentes do setor para debates como diversidade, inovação e patrimônio. Junto à população e a representantes do poder público eles ajudarão a definir os rumos para o segmento nos próximos anos.

O titular da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, diz que esse é um importante momento para que a sociedade alinhe suas demandas com Município, Estado e União. Assim, por meio de críticas e sugestões, é que se dá o aperfeiçoamento das propostas. “A população não só pode, como deve ir. A conferência é aberta e queremos ouvir tanto quem produz arte, como quem a consome”, diz.

Após a discussão de temas relevantes ao contexto local, será elaborado um documento que vai subsidiar o Plano Municipal de Cultura, conhecido como “CPF”. A sigla representa o tripé de desenvolvimento para ações da área, formado por Conselhos, Planos e Fundos de Cultura, geridos pela Secretaria.

É o que explica o secretário adjunto, Justino Astrevo. “Dali vamos tirar diretrizes para a construção de um programa decenal. É como se fosse um Plano Diretor, só que criado para pensar em como o setor vai atuar e se desenvolver ao longo de dez anos”, afirma. Ele reforça ainda que o trâmite resultará da atuação de cinco grupos de trabalho, criados durante o encontro.

Sob dois eixos distintos, cada um deles tratará de um tema específico. Assim, no primeiro tópico “Gestão e Desenvolvimento”, os temas se dividem entre “Implantação do CPF”, “Financiamentos” e “Economia Criativa e Inovação”. O segundo trata sobre “Política e Cidadania”, trazendo os assuntos “Democracia, Direitos Culturais e Diversidade” e Patrimônio e Memória”.  

Ao final da Conferência também serão eleitos delegados que representarão a Capital durante a etapa estadual, em novembro. A edição municipal acontece na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), de 8h às 18h. Para participar basta preencher a ficha de inscrição, clicando aqui.