Cultura, Esporte e Lazer / CARNAVAL DA GENTE

27 de Janeiro de 2020 10h03

Com shows nacionais e regionais, Prefeitura realiza quatro dias de folia de carnaval

27/01/2020

NAIARA LEONOR

Davi Valle

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, promove este ano o “Carnaval da Gente”. O evento que vai acontecer de 22 a 25 de fevereiro, na ACRIMAT, terá na programação desfile de blocos, shows nacionais e regionais, matinê e praça de alimentação. A entrada será gratuita.

“Vai ser o Carnaval da Gente. Estamos trabalhando para que aconteça em parceria com a ACRIMAT. Já estivemos com os blocos carnavalescos, já definimos a premiação, que ficou em torno de R$ 100 mil, distribuídos de acordo com regulamento que está sendo desenvolvido pelos próprios blocos. E lançaremos o evento, de forma oficial, na próxima semana. Teremos uma belíssima festa com atrações nacionais e regionais para fortalecer esse período de reinado de Momo na nossa Capital”, comentou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

Na última quinta-feira (23), foi realizada uma visita técnica ao Parque de Exposições da Associação dos Criadores de Mato Grosso (ACRIMAT), com representantes das entidades que atuarão em conjunto para a realização do evento de forma segura, saudável, seguindo as normas municipais de regularidade e também com a alegria e diversão que a data merece. Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria Municipal Cultura, Esporte e Turismo, de Saúde, de Meio Ambiente, de Serviços Urbanos, de Mobilidade Urbana e Juizado da Infância e Juventude de Cuiabá estiveram presentes.

A escolha do local foi pensada em proporcionar maior segurança e conforto aos foliões, além de minimizar os transtornos com poluição sonora, logística e tráfego durante o carnaval, que é uma data de muito movimento em toda a cidade.

“A Orla é um local espetacular para se promover o carnaval voltado para eventos de palco. Quando se pensa em desfiles de bloco, de escola de samba, não é um local apropriado, pois as árvores já estão grandes, a pista é muito movimentada e o impacto na movimentação do trânsito é muito grande. Existem muitas pessoas que ficam satisfeitas com o carnaval na Orla, mas existe um número de reclamações muito alto. Então faremos essa experiência na ACRIMAT, que apresentamos aos blocos e foi aprovado por unanimidade”, explicou Vuolo.

No total, seis blocos participarão do desfile, que será realizado no pátio a frente da arquibancada. O local foi projetado como um verdadeiro sambódromo, com área de concentração, recuo de bateria e dispersão, além de espaço dos jurados. Todo o regulamento está sendo feito pela Associação de Blocos de Cuiabá (ABLOC).

A premiação para os blocos terá valor total de R$ 100 mil, um investimento oriundo da iniciativa privada, parceira do evento, que também irá patrocinar os shows nacionais e regionais. O lançamento oficial do evento, assim como a programação oficial, serão anunciado nos próximos dias

 .