Cultura, Esporte e Lazer / CULTURA

16 de Agosto de 2018 14h08

CineCaos celebra o bizarro em mostra de filmes "trash" no Misc

16/08/2018

ANDRÉ GARCIA SANTANA

Davi Valle

Arquivo

A IV CineCaos, mostra de cinema e audiovisual independente que acontece a partir de sábado (18), no Museu de Imagem e do Som de Cuiabá (Misc) é dedicada a produções de estilo “trash". A programação inclui, debates, performances, shows, oficinas, sorteio de tatuagens e discotecagem.  

De acordo com a diretora, Eliete Borges, há quatro anos os organizadores se reúnem semanalmente para difundir este tipo de filme. “De 2015 pra cá temos radicalizado as propostas, abrindo espaço para os projetos mais independentes. A ideia é sairmos do cotidiano das exibições comerciais, trazendo ao público, temáticas normalmente rejeitadas pelo cinema”, diz.

Para esta edição foram inscritos cerca 60 películas nacionais e internacionais, das quais 32 foram selecionados pela curadoria. As produções são oriundas de diferentes estados brasileiros, incluindo duas de Mato Grosso, e de países como Chile, Haiti e Estados Unidos.

Na opinião do diretor do Misc, Cristóvão Gonçalves da Silva, a realização da CineCaos é mais uma inciativa que converge com a principal característica do espaço, que vem fazendo da diversidade, uma de suas principais marcas.

Ele destaca que além do acervo fixo, o Museu abriga atualmente trabalhos assinados por artistas com Síndrome de Down e uma exposição do artesão e músico moçambicano, Hermínio Nhatumbo. “O Espaço também foi palco para um evento de contação de histórias, na última semana, e se prepara pra receber em setembro, trabalhos exclusivamente produzidos por artistas LGBT”, afirma.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo lembra que esta é uma forma de movimentar o Museu, que reabriu as portas em 2018 após quase três anos de pausa. “Estamos atraindo diferentes públicos com essas ações. Trazendo as pessoas para dentro do museu. E a programação não para por aqui. Temos ainda uma série de eventos agendados para o Misc” diz.

O CineCaos está dividido em quatro encontros, realizados nos dias 18 e 25 de agosto e 1 e 8 de setembro.  Ao longo destas datas se apresentam no local as bandas Malevah, Desert Punk, Sr. Infame e DJ Górium. É importante reforçar que a idade mínima para participar do evento é 18 anos.

 

As outras edições

Em 2015 o projeto inaugurou sua marca sob o tema “Cinema Sobre Sangue, Morte e o Fim do Mundo”, também no Misc. Lá foram exibidos os cineastas representantes da verve escatológica, como Gurcius Gewdner, dentre outros.  A produção local foi representada por nomes como o de Lixo Humano, de Valdir Brito.

No ano seguinte foram lançados “Filmes Sobre o Mundo Cão e Escatologias Afins” no Cineclube Coxiponés da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). “Na ocasião trouxemos dificuldades políticas à tona e dividimos uma reflexão sobre o mundo nos dias de hoje e suas incoerências, com boas risadas e uma pitada de escárnio”, diz Eliete.

Já em 2017, “O Caos é Mais Embaixo” focou em uma mostra mais interativa e contou com a realização de um evento paralelo, a Mostra Chorume.

 

Ficha Técnica:

Direção Geral –Eliete Borges

Produção - Carol Damasceno, Marcia Oliveira e Françoise Lima

Curadoria – Eliete Borges e Hélcio Luis

Divulgação – Corvo, Marcelo Magno e André Górium

Design Gráfico – Hélcio Luis e André Górium

Produção executiva - Silvano Silva 

 

Serviço - IV CineCaos

Local: Museu de Imagem e do Som de Cuiabá (MISC)

Datas: 18 e 25 de agosto/ 1 e 8 de setembro

Classificação indicativa: 18 anos