Cultura, Esporte e Lazer / EM ATIVIDADE

29 de Junho de 2017 20h16

Centro de Atendimento ao Turista vai buscar sugestões para fomentar o setor em Cuiabá

29/06/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Pensar em Cuiabá dos 300 anos é planejar os mínimos detalhes. Neste sentido, a Prefeitura de Cuiabá instalou no Shopping Goibeiras um novo Centro de Atendimento ao Turista (CAT). São nestes centros comerciais que circulam muitos turistas ou pessoas que estão a negócio na cidade e desejam conhecer melhor a Capital mato-grossense. 

A partir de agora, o turista ou mesmo as pessoas que moram em Cuiabá poderão contar com um espaço voltado ao turismo do Vale do Rio Cuiabá. O CAT conta com uma estrutura para fornecer informações aos visitantes da cidade sobre pontos turísticos, eventos, hotéis, além de esclarecer alguns itens que podem auxiliar o turista no melhor aproveitamento durante a sua estadia em Cuiabá.

De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, não há como pensar em turismo sem buscar parceiros na iniciativa privada. "É preciso buscar os instrumentos para aproximar o poder público das ações da iniciativa privada. Entre os locais que se entende como potenciais de movimentação econômica e atividades turísticas está o shopping", explicou o gestor.

“Ter um centro de atendimento dentro do shopping faz a aproximação do grande público que vem de fora e circula nele. Muitas vezes estas pessoas não têm a orientação necessária e nem alternativas de restaurantes, locais para fazer visitações  e atrativos culturais. Pensando neste viés, o CAT no shopping vem a somar conosco. Aqui, teremos mais um mecanismo de atuação", explicou o secretário.

O termo de cessão entre a Prefeitura e Shopping prevê o uso do espaço por um  prazo quatro meses para divulgar a cidade. Nete período, será colocado um questionário à disposição do público visitante. Com o resultado desta consulta, a Secretaria pretende incrementar, corrigir e dispor de números para contribuir com políticas públicas para o setor turístico.

Segundo o secretario-adjunto de Tursimo, Marcus Fabricio, a parceria com o shopping é importante para o turismo local, tendo em vista que este tipo de espaço comercial recebe um grande fluxo de pessoas diariamente e reforça ainda mais a preocupação da gestão em todos os aspectos da cidade. “É um grande avanço para o município poder disponibilizar este serviço. Sempre teremos um ou mais turismólogos preparados para passar todas as informações”, disse.

Conforme a gerente de marketing, Tassia Carvalho, a ideia de trazer a prefeitura para dentro do shopping era um desejo antigo. "O prefeito Emanuel Pinheiro recebeu a instituição para apresentar o projeto ‘Viva Cuiabá, Viva’, que consiste na valorização do turismo e a cultura da capital. Desde que estivemos em reunião com o prefeito, vimos a oportunidade de estreitar os laços entre o shopping e a prefeitura pelo turismo.

A cerimônia de inauguração atraiu algumas pessoas que circulavam no local, como o  pastor Pedro Paulo de Barros acompanhado de sua família, que parou para conhecer o ambiente. “Estou admirado com a iniciativa do prefeito e espero que possa dar resultados para o desenvolvimento da cidade e que as pessoas venham  desfrutar o que a nossa capital pode oferecer”, observou o religioso.

O evento contou também com a presença da diretora financeira da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV), Esther Grecco. “Eu acho muito importante ter esse centro de atendimento aqui. O shopping é o primeiro lugar que a gente vai quando chega a uma cidade. É aqui que você começa a conhecer a cidade. Atualmente, a Secretaria de Turismo está fazendo um trabalho que até então não tínhamos visto, estão todos de parabéns” ressaltou a diretora.